01 fevereiro, 2010

O que as Escrituras principalmente nos ensinam?

Pergunta 3. O que as Escrituras principalmente ensinam?
Resposta: As Escrituras ensinam, principalmente, o que o homem deve crer a respeito de Deus, e o dever que Deus requer do homem.1 ([1] Mq 6.8 / Jo 20.31/ Jo 3.16)

O que as Escrituras nos ensinam? Esta pergunta tem desafiado os cristãos ao longo do tempo. Sabemos que a Escritura é a Palavra de Deus, sabemos que ela é fonte permanente da verdade para nossa vida e sabemos que através do conhecimento da Palavra que ela expressa podemos glorificar a Deus! Porem, quando nos desafiam a definir o que ela ensina sentimos dificuldade. Nossa dificuldade não é gerada pela falta, mas sim, pela grande quantidade de verdades que ela traz.
Por isso, quando a Assembléia formulou este catecismo e definiu esta questão, ela incluiu um termo na sua pergunta : Principalmente.
Com principalmente, eles queriam dizer: “O que há de claro, o que há de seguro, o que há de evidente a todos, quanto ao que toda Escritura nos ensina? Em síntese, o que há de mais importante na Escritura Sagrada?
Eles nos dão duas respostas:
1- O que o homem deve crer! “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo tenham vida em seu nome”(NVI). Este é o ponto. Se quisermos saber qual é o ensino principal das Escrituras Sagradas, teremos que nos ater ao que ela ensina sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, o único nome pelo qual importa que nós sejamos salvos. Que com sua obra de sacrifício e obediência resgata da morte e garante a vida a todo aquele que nele crê. Este ensino atravessa toda a Escritura.
2- O que o homem deve fazer! “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o SENHOR exige: pratique a justiça, ame a fidelidade, e ande humildemente com seu Deus” (NVI). Em outras palavras, o que Deus está falando é “Sede santos, por que Eu sou Santo!” Esta é uma das afirmações que mais ocorrem nas Escrituras Sagradas. Deus exige de nós santidade, Deus exige de nós fidelidade, Deus exige de nós humildade desde o momento que Ele nos criou. Ele não exige de nós nada que ele não tenha nos dado desde a criação. E viu Deus que tudo era muito bom! Mas devido aos nossos pecados não somos , hoje, capazes de plenamente corresponder a este imperativo. Mas através de Cristo, podemos com esperança aguardar dias melhores e desde agora cumprir este chamado.

Manoel Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário