06 março, 2010

Quais são as obras da Providência?

P. 11. Quais são as obras da providência de Deus?
R. As obras da providência de Deus são a sua maneira muito santa, sábia e poderosa de preservar e governar todas as suas criaturas, e todas as ações delas.
Ref. Sl 145.17; 104.10-24; Hb 1.3; Mt 10.29-30; Os 2.6.
Comentário:
“O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que Ele faz.”
A doutrina da providência descreve o modo como Deus administra o seu universo. Deus não é surpreendido por nenhuma circunstância todas as coisas estão sob sua direção. Ele é o grande administrador do universo e o seu planejamento estratégico data de antes da fundação do mundo! Sabemos que Deus dirige, dispõe e governa todas as coisas em sua criação da maior até a menor. Foi Jesus quem nos disse que nem uma folha cai de uma arvore sem que o Pai permita. As grandes coisas e as pequenas coisas deste mundo fazem parte do fabuloso plano de Deus.

O que sabemos sobre este plano?

1. Ele expressa a justiça de Deus:
Deus na sua providência não realiza nenhuma ação que não seja justa. Justiça é dar a cada um aquilo que lhe é devido todas as ações de Deus são justas, ele abomina toda a forma de injustiça, e se vemos a injustiça neste mundo sendo tolerada é por que Deus ainda não executou totalmente o seu plano eterno, ele ainda não executou o seu juízo final. Os que se desviam da lei de Deus e se apegam à injustiça terão um dia os seus atos revelados no tribunal de Deus, a instância suprema da justiça, e as escrituras nos dizem que os ímpios serão condenados neste tribunal, por que são injustos, e os santos por causa de Cristo serão justificados.

2. Ele expressa a bondade de Deus:

Todos os atos de Deus neste mundo expressam a sua bondade. Se não fosse a bondade de Deus a muito este mundo estaria perdido. Não importa se os perdidos questionam esta bondade. Os verdadeiros filhos de Deus reconhecem que esta bondade foi manifesta na face de Cristo, o verbo encarnado que nos mostra o Pai.
“Deus amou o mundo de tal maneira que nos enviou seu Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” Em Cristo percebemos o amor e a bondade de Deus nas obras de sua criação. SOLI DEO GLÓRIA.

Manoel Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário