23 abril, 2010

Caiu todo o gênero humano pela primeira transgressão de Adão?


P. 16. Caiu todo o gênero humano pela primeira transgressão de Adão?

R. Visto que o pacto foi feito com Adão não só para ele, mas também para sua posteridade, todo gênero humano que dele procede por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na sua primeira transgressão.

Ref. Gn 1.28; At 17.26; 1Co 15.21-22; Rm 5.12-14.

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem , e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, por que todos pecaram.” NVI

As escrituras nos ensinam que o pecado de Adão trouxe a morte a todos os seus descendentes. Esta condição de culpa e corrupção, chamamos de “queda”.

A doutrina da queda nos ensina que por meio de Adão, o nosso legítimo representante, a ira de Deus se revela contra todos os homens por que a culpa dele, Adão, foi imputada (literalmente colocada sobre) todos do gênero humano. Poderíamos ilustrar a questão com o seguinte exemplo:

O Brasil é um país que contraiu sua divida externa no ato de sua independência, na transição entre a Colônia e o Império. De lá para cá a nossa dívida externa só cresceu, e se dividíssemos a divida pela população do país seria correto dizer que cada brasileiro que nasce, já nasce com uma dívida para pagar. Com relação a Adão e o gênero humano acontece algo parecido. A culpa de Adão, que era o legítimo representante do gênero humano, recaiu sobre ele e sobre cada um dos seus descendentes. De maneira universal já nascemos sob a ira de Deus com a culpa do pecado original! Foi isto que o salmista quis dizer quando disse “Em pecado me concebeu minha mãe” ! Nós já nascemos com a culpa do pecado, e por isto, “a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens”. Mas isto não é tudo sobre a nossa condição, além de termos herdado a culpa de Adão também herdamos a sua corrupção. Por isto, as Escrituras nos dizem que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” ou ainda “e viu Deus que era continuamente mal todo o desígnio do coração humano” . Nós somos culpados em Adão, mas também é verdade que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Esta compreensão é fundamental para que a gente entenda que da mesma forma que por Adão veio a morte, em Cristo e somente pela graça devemos aguardar a ressurreição. SDG


“Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.” NVI

Manoel Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário