06 novembro, 2010

O Profeta de Deus.


Pergunta 24: Como exerce Cristo as funções de profeta?

Resposta: Cristo exerce as funções de profeta, revelando-nos, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para a nossa salvação. Ref. Jo 1.18; Hb 1.1-2; Jo 14.26; 16.13.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

Comentário: “Cristo nos revelou o Pai” testemunhou João, “só Ele tem as palavras da vida eterna” afirmou Pedro. Sabemos com estas e com outras afirmações que o Senhor Jesus em Suas obras, Palavras bem como no Seu próprio ser, nos revelou o Pai. Sabemos também que a Sua Palavra era a própria luz iluminando as trevas. Podemos dizer com as escrituras, que o Espírito de Cristo é o próprio Espírito da profecia!

Cristo não foi só o tema dos profetas do Velho Testamento. Ele mesmo foi o mais extraordinário comunicador da Palavra de Deus que já esteve nesta terra. Sobre ele Moisés disse: “O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser.”

Ao revelar a Sua Palavra, Ele revelou também os pensamentos e propósitos ocultos dos corações humanos, revelando a verdade sobre nós, pois como Ele diz “os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”, revelou também o Reino dos Céus e o caminho para chegar a Ele, revelou a hipocrisia dos escribas e fariseus anunciando o fim dos seus ministérios,

disse que nós deveríamos dar a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus, enfim, Ele disse que deveríamos ser diferentes, que deveríamos ser “o sal da terra e a luz do mundo”. E certa vez disse: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz”. Ele nos chamou de amigos e disse que estaria conosco todos até o final dos tempos. Cristo é o padrão e a razão da profecia e Ele mesmo é o maior dos profetas (Hb.1:1-3). Devemos viver e morrer por esta Palavra e proclamá-la até os confins da terra. SDG

Manoel Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário