ESBOÇO - QUATRO VIRTUDES PARA UM ANO QUE INICIA. ECLESIASTES 9.13-18/11.1-6


QUATRO VIRTUDES PARA UM ANO QUE INICIA. ECLESIASTES 9.13-18/11.1-6

Ecl 9:13  Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande.
Ecl 9:14 Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; veio contra ela um grande rei, sitiou-a e levantou contra ela grandes baluartes.
Ecl 9:15 Encontrou-se nela um homem pobre, porém sábio, que a livrou pela sua sabedoria; contudo, ninguém se lembrou mais daquele pobre.
Ecl 9:16 Então, disse eu: melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas.
Ecl 9:17 As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos.
Ecl 9:18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitas coisas boas.

**********

Ecl 11:1  Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
Ecl 11:2 Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra.
Ecl 11:3 Estando as nuvens cheias derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará.
Ecl 11:4 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
Ecl 11:5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Ecl 11:6 Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.


          Exatamente daqui à uma hora estaremos iniciando um novo ano.
         2011 com tudo que se passou e as nossas vidas, neste ano, com todos os seus acertos e erros, tudo estará no passado. E em breve saudaremos um novo ano, o de 2012.
         Não sabemos o que nos sobrevirá e nem quanto tempo temos pela frente, mas de uma coisa nós estamos certos: Temos a responsabilidade de prosseguir em nossa trajetória.
         E se nós aprendemos com a vida, e com a Palavra, e se o Espírito falou conosco, tocando em nossos corações, uma certeza se levanta: 2012 será um ano melhor para nossas vidas!
         Eclesiastes: Um escrito de sabedoria.
São escritos universais/ São escritos práticos / São escritos relevantes para os nossos dias.
“O livro de Provérbios enfatiza como seria a vida se todos atuassem com justiça. Eclesiastes, por sua vez, explica o que acontece freqüentemente em nosso mundo imperfeito e pecaminoso. Devemos manter nossa perspectiva. Não deixe que as injustiças da vida lhe impeçam de realizar um trabalho sério e dedicado. Nós servimos a Deus, não às pessoas”CDV
Á luz destas informações e tendo em vista estas duas passagens do Eclesiastes que acabamos de ler gostaria de apresentar para os irmãos: Quatro virtudes para um novo ano que inicia:
1.Sabedoria
a- A sabedoria é maior do que a força;(9v16)
b- A sabedoria vale mais que a aparência; (9v17)
“9.13-18 Nossa sociedade situa a riqueza, a beleza física e o êxito por cima da sabedoria. Entretanto, a sabedoria é um bem maior que a fortaleza, apesar de que com freqüência as massas não o reconhecem. Mesmo que é mais efetiva, não sempre se escuta à sabedoria, e os sábios com freqüência passam desapercebidos. Desta parábola podemos aprender a ser receptivos à sabedoria, não importa de quem vem.”CDV

Isto me lembra uma frase que eu li na sede da revista e da editora Ultimato: “Nem tudo que dá certo é certo” isto me diz que o como fazer é tão ou mais importante que os próprios resultados obtidos. É o oposto do maquiavelismo que diz que os fins justificam os meios, mas está de acordo com a máxima bíblica que nos adverte que há caminhos que parecem direitos aos olhos dos homens, mas ao final se revelam caminhos de morte.
c- A sabedoria vale mais do que as riquezas. (9v17)
Pode ser que neste mundo sem Deus a riqueza venha antes da sabedoria. Mas para Deus e onde o seu propósito se manifesta a sabedoria vem em primeiro lugar!
Que em 2012  você cultive a sabedoria.
Seja sábio!
2.Generosidade
a- Devemos ser generosos com o que temos (11v2a)

O egoísta diz eu tenho apenas 2! não posso te dar!
O generoso diz eu já tenho 2! Agora posso te dar um.
A generosidade não tem haver com o que se tem; mas com quem se é...

b-A generosidade deve ser feita enquanto temos possibilidade;(11v2b)
c- Quem é generoso hoje poderá ser alvo da generosidade amanhã;(11v2b)

Falar sobre a decisão de trazer minha vó do asilo.

d- A generosidade é a lógica do milagre.
Que em 2012 você cultive a generosidade.
Seja generoso!

3.Esperança
a- Esperança é o reconhecimento de que as circunstâncias ruins da nossa vida não terão a última palavra com relação ao nosso futuro;
b- A esperança nasce do reconhecimento de que as obras de Deus são insondáveis, mas o seu caráter é bom. (11.5);
c- Esperança é a expectativa de que o reino de Deus invada a nossa vida e revele o significado de tudo o que fazemos.

Um dos grandes estudiosos americanos de aconselhamento de casais num de seus livros sobre terapia de casais diz que a coisa mais importante que um casal precisa recuperar para que o casamento possa prosseguir é a esperança. Para ele, se o casal perder a esperança a relação começou a se deteriorar, sua terapia consiste em uma série curta aconselhamentos conjugais com um único objetivo: restabelecer a esperança.

Precisamos de esperança para restaurar um casamento passando por momento difícil;

Precisamos de esperança para enfrentarmos perseguições no trabalho;

Precisamos de esperança para criarmos filhos num mundo hostil 

Precisamos de esperança clamarmos pela conversão dos nossos entes queridos.

A esperança meus irmãos é a luz de Deus penetrando no calabouço escuro profundo do desespero. 

Dizendo-nos: -Sai para fora! Seja livre. 

Que em 2012 você cultive a Esperança.
Tenha esperança!

4.Iniciativa
a- Tomar a  iniciativa significa que nós devemos lançar o pão sobre as águas (11v1);
11.1-5 Estes versículos do Salomão resumem que a vida encerra riscos e oportunidades. devido a que a vida não oferece garantias, devemos estar preparados. "Joga seu pão sobre as águas" significa que a vida apresenta oportunidades que devemos aproveitar, e não nos limitar a ir ao seguro. Salomão não apóia a atitude de desesperança. Só pelo fato de que a vida seja incerta não quer dizer que não façamos nada. Necessitamos um espírito de confiança e aventura. Devemos enfrentar os riscos e oportunidades da vida com entusiasmo e fé dirigidos Por Deus. CDV

b- Tomar a iniciativa significa que nós devemos semear apesar do tempo. (11v4-6)
11.4 Esperar a que cheguem as condições perfeitas significará inatividade. Este raciocínio prático se aplica em especial à vida espiritual. Se esperarmos o tempo e o lugar perfeitos para ler a Bíblia, nunca começaremos a lê-la. Se esperarmos uma igreja perfeita, nunca nos congregaremos. Se esperarmos um ministério perfeito, nunca serviremos. Tome medidas agora para crescer espiritualmente. Não espere que cheguem condições que nunca existirão. CDV

c- Nós não somos como as nuvens ou como a as arvores seres incapazes de reagir as circunstâncias; mas somos filhos de Deus capazes de agir e tomar a iniciativa.(11v3)
Que em 2012, você tome a iniciativa.
Tenha iniciativa!
Sabedoria, Generosidade, Esperança, Iniciativa.
Que você possa cultivar estas quatro virtudes neste ano que inicia.

Manoel Delgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.