LEITURA BÍBLICA - LEVÍTICO


Algumas observações: Levítico é o estatuto do povo Judeu. Povo este escolhido por Deus para ser porta voz de sua mensagem ao mundo. Nesta obra vemos a estruturação identitária do povo a firmação da sua identidade nacional. Este povo possui uma ética, estética, dieta e espiritualidade fundamentados no ideal de pureza, e santidade.

Santidade aqui compreendida como radical separação em oposição a cultura de nações (gentios). Em alguns momentos a radicalidade da linguagem de Levítico pode chocar o leitor contemporâneo, pelo rigor desta separação e pelas penas impostas aos opositores de sua implementação.
Tal rigor demonstra o caráter hediondo, e contaminador do pecado e a necessidade constante de restauração por meio da expiação. Existe um complexo sistema simbólico e ritual que expressa a necessidade de expiação do pecado por meio do sacrifício substitutivo e da purificação. Este sistema alcança todos os grupos sociais da nação. 
Deve-se considerar o caráter progressivo da revelação divina e também o fato de que uma avaliação honesta do livro deve levar em consideração o contexto histórico e o modo de vida dos povos contemporâneos, evitando assim o tão recorrente anacronismo.

Por outro lado, Levítico apresenta também princípios de misericórdia, compaixão e graça que antecipam e fundamentam o evangelho anunciado e revelado por Jesus. O amor ao próximo, o cuidado com os pobres, a misericórdia expressa nos anos de jubileu, e o ideal de justiça são exemplos de uma ética que permeia a proclamação do Reino de Deus.

Levítico é um livro que não pode ser lido desconectado do restante do pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio), pois a sua mensagem torna-se viva através das narrativas que fundamentam e esclarecem a sua redação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.