LEITURA - SMITH, Ralph L. Teologia do Antigo Testamento: História, Método e Mensagem. 440 PÁGINAS


Resenha do livro Teologia do Antigo Testamento. (440 páginas)

1. Referência bibliográfica. SMITH, Ralph L. Teologia do Antigo Testamento: História, Método e Mensagem. Trad. Hans Udo Fuchs e Lucy Yamakami. São Paulo. Vida Nova,  2001

2. Apresentação do/a autor/a da obra. Esta obra publicada no Brasil pelas edições Vida Nova do professor Emérito de Antigo Testamento no Southwestern Baptist Theological Serminary no EUA Ralph L. Smith é talvez a mais completa e atualizada em língua portuguesa sobre o tema. Esta obra tem sido texto de referência da disciplina de Teologia Bíblica do Antigo Testamento em instituições teológicas.

3. Perspectiva teórica da obra. Esta obra erudita de formato acadêmico procura apresentar ao leitor em linguagem relativamente acessível, as principais abordagens da teologia bíblica do Antigo Testamento desde os seus primórdios até a sua atual configuração, além de apresentar uma contribuição para a reflexão crítica da disciplina. Smith organiza a teologia do Antigo Testamento a partir dos principais temas teológicos encontrados no AT. Assim, conceitos como Deus, aliança e eleição, o homem, pecado e redenção, adoração, ética e vida após a morte são desenvolvidos a partir do contexto original com a contribuição dos principais estudiosos da disciplina. Sua abordagem é acadêmica e crítica.

4. Breve síntese da obra. A obra possui 51 capítulos e está dividida em 11 seções principais. Na primeira seção denominada de história da teologia do Antigo Testamento, Smith traça um panorama histórico da disciplina acadêmica, o início dos estudos, o declínio do interesse pela disciplina e o triunfo da Religiongeschichteschule e o renovado interesse a partir de novas abordagens. Na segunda seção são apresentados os diversos métodos empregados para o estudo da disciplina, levantando-se a questão sobe a possibilidade de um método unificado. Por que tantos teólogos do Antigo Testamento usaram tal variedade de métodos para apresentar a teologia do Antigo Testamento? Porque no próprio Antigo Testamento não se insinua nenhum método inerente ou "natural" e porque cada teólogo do Antigo Testamento aborda a tarefa de uma perspectiva diferente, além de poder ter alvos distintos. [SMITH, pág. 74] Da terceira a decima primeira seção são abordados diversos temas da teologia bíblica do antigo testamento. Deus e revelação, eleição e aliança, salvação, criação e providência, e os atributos da justiça, santidade e amor divinos, antropologia bíblica, ética e escatologia. Destaca-se a maneira como autor aborda temas difíceis sem atenua-los para efeitos de apologética e, ou harmonização doutrinária.

5. Principais teses desenvolvidas na obra. Segundo o autor o propósito da obra é de uma atualização bibliográfica com o propósito de apresentar um “relatório parcial” da disciplina até o momento. O propósito deste livro é pesquisar, não discutir ou debater. Não apresenta nenhum método radicalmente novo de fazer teologia do Antigo Testamento ou de interpretá-lo. Seu alvo é fornecer a alunos de universidades e seminários um livro de texto que proporcione um relato parcial do que os outros têm dito e feito no campo da teologia do Antigo Testamento e, depois, sugira modos pelos quais os dados teológicos no Antigo Testamento possam ser organizados, interpretados e apropriados.” [SMITH, pág.14)  

6. Reflexão crítica sobre obra e implicações para o ministério. É relevante o esforço do autor ao realizar uma apresentação da disciplina com um relativo distanciamento da esfera confessional e denominacional. Esta abordagem tem o mérito de possibilitar a correção de alguma interpretação, forçada ou distorcida de determinadas passagens bíblicas conectando-as novamente ao seu sentido original. Porém, fica um pouco estranho, para não dizer desconfortável, pensar a disciplina de teologia bíblica do Antigo Testamento a parte da grande tradição hermenêutica que compreende Cristo como o cumprimento de todas as expectativas messiânicas expressas no Velho Testamento. A obra tem o mérito de apresentar todas as opções e abordagens disponíveis possibilitando ao estudioso fazer a sua própria escolha metodológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.