LEITURA - SMITH, Ralph L. Teologia do Antigo Testamento: História, Método e Mensagem. 440 PÁGINAS
1.
Referência bibliográfica. SMITH, Ralph L.
Teologia do Antigo Testamento: História, Método e Mensagem. Trad. Hans Udo
Fuchs e Lucy Yamakami. São Paulo. Vida Nova,
2001
2. Apresentação do/a autor/a da obra. Esta obra
publicada no Brasil pelas edições Vida Nova do professor Emérito de Antigo
Testamento no Southwestern Baptist Theological Serminary no EUA Ralph L. Smith
é talvez a mais completa e atualizada em língua portuguesa sobre o tema. Esta
obra tem sido texto de referência da disciplina de Teologia Bíblica do Antigo
Testamento em instituições teológicas.
3. Perspectiva teórica da obra. Esta obra erudita
de formato acadêmico procura apresentar ao leitor em linguagem relativamente
acessível, as principais abordagens da teologia bíblica do Antigo Testamento desde
os seus primórdios até a sua atual configuração, além de apresentar uma
contribuição para a reflexão crítica da disciplina.
Smith organiza a teologia do Antigo Testamento a partir dos principais temas
teológicos encontrados no AT. Assim, conceitos como Deus, aliança e eleição, o
homem, pecado e redenção, adoração, ética e vida após a morte são desenvolvidos
a partir do contexto original com a contribuição dos principais estudiosos da
disciplina. Sua abordagem é acadêmica e crítica.
4.
Breve síntese da obra. A obra possui 51 capítulos e está
dividida em 11 seções principais. Na primeira seção denominada de história da
teologia do Antigo Testamento, Smith traça um panorama histórico da disciplina
acadêmica, o início dos estudos, o declínio do interesse pela disciplina e o
triunfo da Religiongeschichteschule
e
o renovado interesse a partir de novas abordagens. Na segunda seção são
apresentados os diversos métodos empregados para o estudo da disciplina, levantando-se
a questão sobe a possibilidade de um método unificado. Por que tantos teólogos do Antigo Testamento usaram tal variedade de
métodos para apresentar a teologia do Antigo Testamento? Porque no próprio
Antigo Testamento não se insinua nenhum método inerente ou "natural"
e porque cada teólogo do Antigo Testamento aborda a tarefa de uma perspectiva
diferente, além de poder ter alvos distintos. [SMITH, pág. 74] Da
terceira a decima primeira seção são abordados diversos temas da teologia
bíblica do antigo testamento. Deus e revelação, eleição e aliança, salvação,
criação e providência, e os atributos da justiça, santidade e amor divinos,
antropologia bíblica, ética e escatologia. Destaca-se a maneira
como autor aborda temas difíceis sem atenua-los para efeitos de apologética e, ou
harmonização doutrinária.
5.
Principais teses desenvolvidas na obra. Segundo o autor o
propósito da obra é de uma atualização bibliográfica com o propósito de apresentar um “relatório parcial”
da disciplina até o momento. “O propósito deste livro é pesquisar, não
discutir ou debater. Não apresenta nenhum método radicalmente novo de fazer
teologia do Antigo Testamento ou de interpretá-lo. Seu alvo é fornecer a alunos
de universidades e seminários um livro de texto que proporcione um relato
parcial do que os outros têm dito e feito no campo da teologia do Antigo
Testamento e, depois, sugira modos pelos quais os dados teológicos no Antigo
Testamento possam ser organizados, interpretados e apropriados.” [SMITH, pág.14)
6.
Reflexão crítica sobre obra e implicações para o ministério. É
relevante o esforço do autor ao realizar uma apresentação da disciplina com um
relativo distanciamento da esfera confessional e denominacional. Esta abordagem
tem o mérito de possibilitar a correção de alguma interpretação, forçada ou
distorcida de determinadas passagens bíblicas conectando-as novamente ao seu
sentido original. Porém, fica um pouco estranho, para não dizer desconfortável,
pensar a disciplina de teologia bíblica do Antigo Testamento a parte da grande
tradição hermenêutica que compreende Cristo como o cumprimento de todas as
expectativas messiânicas expressas no Velho Testamento. A obra tem o mérito de
apresentar todas as opções e abordagens disponíveis possibilitando ao estudioso
fazer a sua própria escolha metodológica.
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