REFLEXÃO - PORQUE A MORTE DO PASTOR BILLY GRAHAM TEM CHAMADO TANTO A ATENÇÃO?


Devido a notícia já confirmada do seu falecimento, nesta manhã de 21 de fevereiro de 2018, muitas notícias e justas homenagens estão e estarão sendo feitas ao Grande Evangelista Reverendo Billy Graham. Mas toda esta veiculação pode também gerar alguns questionamentos por parte de quem ainda não conhece a história e importância deste renomado pastor.
Talvez a consideração de alguns números, e fatos sobre a vida e ministério do Pastor Billy Graham ajudem a dimensionar a grandeza e influência de seu ministério.
Billy Graham - 1918-2018 – faleceu com a idade 99 anos. Foi o evangelista com maior extensão geográfica percorrida e maior alcance em número de pessoas de todos os tempos.
Ordenado ministro do evangelho em 1939 exerceu o ministério durante impressionantes 78 anos. Sendo casado durante quase 64 anos com a sua esposa, Ruth Graham, casamento este interrompido apenas por ocasião do falecimento de sua única companheira de vida e ministério.
Graham pregou pessoalmente em 185 dos 195 países do mundo. Pregou diretamente para 100 milhões de pessoas em cultos, cruzadas e campanhas evangelísticas. organizou e pregou em mais de 400 cruzadas evangelísticas. Através do seu testemunho e evangelização pessoal três milhões de pessoas se renderam aos pés de Cristo, se tornando discípulas de Jesus nas mais diversas denominações evangélicas.
Era pastor batista, mas pregava indistintamente para o crescimento de todas as Igrejas sem ênfase denominacional. Sua prática ministerial consistia em pregar uma mensagem simples do evangelho, desafiar as pessoas a tomarem uma posição com base no que ouviram e encaminhar os convertidos para a Igreja local evangélica, mais próxima de sua casa.
Foi o líder que juntamente com Jhon Stott exerceu uma influência decisiva para a realização do congresso internacional para evangelização realizado em Lausanne. Evento este, que reuniu lideranças evangélicas de mais de 150 países na cidade de Lausanne, Suíça em 1974. O resultado deste trabalho foi a elaboração do Pacto de Lausanne, um importante documento da Igreja evangélica que é a base do trabalho de cooperação evangélica na área de missões, texto de referência para diversas agências missionárias.
Foi pioneiro no uso do rádio, da televisão e da internet como instrumentos para a evangelização. E o alcance de suas mensagens por estes meios, ultrapassaram a impressionante marca de 2,5 bilhões de pessoas.
Em determinado período de seu ministério recusou a proposta para disputar eleição presidencial dos EUA quando liderava todas as pesquisas de opinião. Sua mãe teria dito na ocasião que ele até poderia ser o presidente dos EUA contanto que não levasse em conta o fato de ter que ser rebaixado da sublime condição de embaixador de Cristo para a de presidente dos EUA. A maior nação do mundo. Após considerar o conselho de sua mãe Graham declinou do convite.
Foi considerado o líder cristão mais influente do século XX. Sempre era um dos primeiros a ser consultado em crises e calamidades públicas tais como 11 de setembro e durante a tragédia do furacão Katrina.
Foi conselheiro de inúmeros presidentes americanos. Evangelizou e pregou para diversos Chefes de Estado pelo mundo a fora. Dialogou com diversos líderes religiosos no mundo.
Em sua visita ao Brasil 1974, pregou num Maracanã lotado para aproximadamente 100 mil pessoas. Sua última campanha evangelística no Brasil, foi o projeto minha esperança Brasil em 2008 onde suas pregações foram televisionadas em Rede Nacional para milhões de telespectadores.
Não tem escândalos financeiros, ou morais, ou de qualquer outra natureza associados ao seu nome e ministério.
Em linhas gerais seriam por estas razões.
Em Cristo,
Reverendo Manoel G. Delgado Júnior.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.