Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 104 - "PAI NOSSO: QUARTA PETIÇÃO."

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 104: Pelo que oramos na quarta petição?

Resposta:
Na quarta petição, que é: O pão nosso de cada dia nos dá hoje, pedimos que, da livre dádiva de Deus, recebamos uma porção suficiente das coisas boas desta vida e gozemos com elas das suas bênçãos.


Comentário:

O nosso Deus está comprometido com as nossas necessidades mais fundamentais. Ele sabe do que necessitamos e deseja que nós oremos pedindo aquilo que Ele, em sua soberana determinação, já decidiu nos conceder.

O pão, à época bíblica, era o alimento básico da dieta cotidiana. Portanto, orar por pão significa orar por tudo aquilo que é indispensável para a manutenção da vida. No Salmo 23, o salmista declara que o Senhor é o seu Pastor e, por consequência, nada lhe faltará. Em outro texto, afirma que jamais viu o justo desamparado, nem a sua descendência mendigar o pão. Isso demonstra que o Senhor tem compromisso com as nossas necessidades reais.

Ele não prometeu a cada um de nós riquezas nesta terra, tampouco garantiu que não sofreríamos prisões, açoites ou escárnio por parte dos homens. Tais coisas acontecem com muitos dos nossos irmãos espalhados pelo mundo. Da mesma forma, Ele não afirmou que responderia com um “sim” a todos os nossos pedidos. Como Pai sábio, Ele sabe negar aquilo que nos faria mal; como Pai amoroso, recusa bens menores para nos conceder bens maiores e eternos.

Ele também não prometeu nos dar tudo o que desejamos para acumularmos riquezas. Sua promessa é de nos dar o pão diário — o maná que não podia ser guardado para o dia seguinte — ensinando-nos que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. Ele deseja ser reconhecido no sustento diário dos seus filhos, enquanto eles oram: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje.”

SDG

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.