Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 102 - "PAI NOSSO: SEGUNDA PETIÇÃO."

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 102: Pelo que oramos na segunda petição?

Resposta:
Na segunda petição, que é: Venha o Teu reino, pedimos que o reino de Satanás seja destruído e que o reino da graça seja adiantado; que nós e os outros a ele sejamos guiados e nele guardados, e que cedo venha o reino da glória.
Ref. Sl 68.1; Jo 12.31; Mt 9.37-38; 2Ts 3.1; Rm 10.1; Ap 22.20.

Texto bíblico:
“Levanta-se Deus; dispersam-se os seus inimigos; de sua presença fogem os que o aborrecem.”

Comentário:

Os reformadores de Westminster, ao analisarem a segunda petição do Pai Nosso, nos lembram que, ao orarmos pedindo ao Pai que “venha o teu reino”, estamos clamando para que o reino de usurpação do diabo e dos seus anjos caídos tenha fim.

Do ponto de vista da soberania divina, Deus é o único soberano sobre todas as coisas; contudo, Satanás encontra-se em rebelião contra o reino de Deus. É nesse sentido que as Escrituras falam de um “reino de Satanás”: ele se tornou o senhor daqueles que se opõem a Cristo e ao Seu domínio gracioso.

A vitória de Cristo na cruz assegurou a derrota definitiva do diabo. Por isso, já podemos falar do Reino de Deus presente no coração de todo aquele que crê. Esse reino se manifesta visivelmente na Igreja, que é a agência de Deus para a expansão e implantação do Seu reino no mundo.

A rebelião de Satanás, entretanto, ainda não terminou completamente. Ele age no mundo, embora sua atuação tenha sido decisivamente limitada após a ressurreição de Cristo. Por isso, orar “venha o teu reino” significa ansiar com fervor pelo dia em que Cristo manifestará Sua vitória plena sobre o mundo, a carne e o diabo — dia em que o mal será totalmente subjugado, e Deus será tudo em todos.

Soli Deo Gloria (SDG).

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.