Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 106 - "PAI NOSSO: SEXTA PETIÇÃO."

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 106: Pelo que oramos na sexta petição?
Resposta: Na sexta petição, que é: “E não nos deixes cair em tentação”, pedimos que Deus nos guarde de sermos tentados a pecar, ou nos preserve e livre quando formos tentados.
Ref. Mt 26.41; Sl 19.13; Jo 17.15; 1Co 10.13.

Comentário

Nesta petição da Oração do Senhor, rogamos ao Pai que, em sua misericórdia e graça, nos livre da tentação ou, quando estivermos sendo tentados, que nos livre da queda. Muito se comenta sobre os benefícios da oração, mas o que a Assembleia de Westminster nos recorda aqui é, sobretudo, o risco de não fazermos esta oração. Se o próprio Senhor nos alerta a orar para não cairmos em tentação, ignorar tal advertência seria insensatez.

No verso paralelo, Jesus acrescenta: “Livra-nos do mal”, expressão que muitos entendem como referência direta ao Diabo — o tentador externo e inimigo declarado de nossas almas. Quem de nós, em plena consciência, desejaria enfrentar tal risco sem recorrer à proteção de Deus?

Contudo, mesmo quando somos tentados acima de nossas forças aparentes, contamos com a promessa de que Deus proverá o escape necessário para que possamos resistir ao mal. Devemos, portanto, nos apropriar desta verdade, recorrendo constantemente ao Senhor, que deseja nos auxiliar tanto nas tentações oriundas de nossa própria cobiça, quanto nas investidas do nosso adversário, o Diabo.

O cristão ora porque reconhece sua fragilidade; e ora porque confia na força divina. A petição é simples, mas profunda: que Deus nos guarde de cair e nos sustente quando formos provados.

SDG

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.