DEVOCIONAL - CDBC 87 - "ARREPENDIMENTO PARA A VIDA"
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Pergunta 87: Que é arrependimento para a vida?
“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
“Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade, para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.”
“Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos... certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.”(Lutero, 1ª das 95 Teses, 1517)
Comentário
Os reformadores, ao utilizarem a expressão “arrependimento para a vida”, ensinaram que o verdadeiro arrependimento é obra da graça divina, produzida no coração do pecador pelo Espírito Santo. Essa graça faz o pecador reconhecer sua miséria, perceber a profundidade da misericórdia de Deus revelada em Cristo e mover-se numa direção oposta aos seus delitos, caminhando rumo à santificação que caracteriza uma vida submetida ao senhorio de Cristo.
Com esta expressão, eles desejam distinguir o arrependimento verdadeiro do falso ou meramente emocional. O arrependimento bíblico não é momentâneo, não é fruto de um impulso passageiro, e não é mero abalo psicológico. Ele é perseverante, contínuo, como afirmou Lutero: trata-se de uma vida inteira inclinada à renúncia do pecado e de luta contra o mal. Não é um ato isolado, mas um caminho de conversão constante.
Além disso, o arrependimento verdadeiro não deve ser confundido com simples remorso. O remorso entristece, mas não transforma. O indivíduo pode lamentar-se profundamente por ter cometido um pecado e, ainda assim, continuar trilhando o mesmo caminho. O arrependimento para a vida, porém, envolve mudança de rota, mudança de mente, mudança de vontade e mudança de conduta.
Também não se pode confundir arrependimento com mera mudança de comportamento. Há quem mude hábitos e condutas por razões éticas, emocionais ou sociais, mas permaneça sem qualquer senso espiritual de pecado ou consciência profunda do evangelho. O arrependimento bíblico é fruto da regeneração operada pelo Espírito Santo e está intimamente ligado ao reconhecimento da obra redentora de Cristo. Ninguém pode demonstrar verdadeiro arrependimento sem antes encontrar-se com Cristo.
Deus exige, juntamente e a partir da fé salvadora, o arrependimento como marca (fruto) indispensável daqueles que desejam segui-lo verdadeiramente. Tal arrependimento é fruto da graça e conduz à vida plena em Cristo.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.

Comentários
Postar um comentário