Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 86 - "FÉ SALVADORA"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 86: Que é fé em Jesus Cristo?
Resposta: Fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora, pela qual o recebemos e confiamos só nEle para a salvação, como Ele nos é oferecido.
Ref. At 16.31; Hb 10.39; Jo 1.12; Fp 3.9; Ap 22.17.

“Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

“E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.”

Comentário:
O Catecismo passa agora a expor a doutrina da fé salvadora, apresentando sua origem, seu objeto, seu significado e suas consequências.

1. A origem da fé salvadora
A fé salvadora tem origem na graça de Deus. A Escritura declara: “sois salvos pela graça, mediante a fé; e isto não vem de vós: é dom de Deus”. O termo “isto” se refere à fé, pois Cristo é descrito como “autor e consumador da nossa fé”. Portanto, a fé salvadora não é fruto de esforço humano, mas dádiva divina concedida pela ação soberana do Espírito Santo. Ela nasce da graça, vive pela graça e conduz ao Deus da graça.

2. O objeto da fé
O objeto único e exclusivo da fé salvadora é Cristo. Não exercemos fé em ideias, sentimentos, obras ou méritos próprios, mas somente no Redentor. A fé verdadeira se volta para Cristo, se agarra a Cristo, repousa em Cristo. Apenas quando nossa esperança está inteiramente depositada n’Ele — em Sua pessoa e em Sua obra — é que possuímos a fé que salva.

3. O significado da fé salvadora
O Catecismo define essa fé como receber e confiar somente em Cristo para a salvação. Confiar, aqui, significa apoiar-se de modo absoluto na justiça de Cristo — não na nossa — e descansar na Sua obra consumada. Toda a nossa esperança de vida eterna, toda a nossa expectativa de comunhão com Deus, toda a nossa entrada na glória deve estar fundamentada exclusivamente n’Ele, “pois somente Ele é a propiciação pelos nossos pecados”.

4. As consequências da fé salvadora
A consequência gloriosa desta fé é a certeza da vida eterna. A fé salvadora nos une a Cristo, e unidos a Ele somos feitos herdeiros das promessas e participantes da glória futura. A fé é o instrumento pelo qual nos apropriamos das riquezas espirituais que Deus preparou para os que O amam.

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.