DEVOCIONAL - CDBC 90 - "PREPARAÇÃO"
“Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Em primeiro lugar, não somos diligentes. Falta-nos dedicação, perseverança e constância no aprendizado da Palavra. Começamos animados, mas logo desistimos, alegando uma agenda cheia de compromissos ou apresentando desculpas razoáveis aos outros, a Deus ou a nós mesmos.
Em segundo lugar, não nos preparamos devidamente. Não oramos pedindo iluminação do Espírito Santo para compreendermos a Palavra; não reservamos horários, prioridades e momentos específicos para Deus e para o estudo de Sua revelação.
Em terceiro lugar, não recebemos a Palavra com fé e amor, como fez a igreja de Tessalônica, que reconheceu nela a voz do próprio Deus e não de homens. Muitos lêem apenas intelectualmente, mas sem fé, sem amor e sem submissão.
Em quarto lugar, a Palavra não é eficaz em nossa vida quando não a praticamos. Tiago, em sua epístola, nos exorta a demonstrarmos a fé por meio da obediência; e o Senhor Jesus declara que o verdadeiro discípulo é aquele que ouve e pratica a Palavra, sendo semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.
Em suma, o Senhor requer preparação espiritual. “Aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que é recompensador dos que O buscam.” A mesma disposição é exigida daquele que se aproxima de Sua Palavra.
Se nos dedicarmos com diligência, oração, fé, amor e prática constante, certamente a leitura da Palavra será deleitosa, frutífera e eficaz em nossas vidas.
CDBC – Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.

Comentários
Postar um comentário