Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 91 - "BATISMO E CEIA"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 91: Como se tornam os sacramentos meios eficazes para a salvação?
Resposta: Os sacramentos tornam-se meios eficazes para a salvação, não por alguma virtude que eles ou aqueles que os ministram tenham, mas somente pela bênção de Cristo e pela obra do Seu Espírito naqueles que pela fé os recebem.
Ref. 1Pe 3.21; Rm 2.28-29; 1Co 12.13; 10.16-17.

“... a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.”
“Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente da carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não segundo a letra; e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”
“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

Comentário:
O Novo Testamento apresenta dois sacramentos: o batismo e a Santa Ceia. Ambos são santos sinais do pacto da graça que Deus estabeleceu conosco, apontando para a Sua perpétua aliança. A eficácia dos sacramentos está inteiramente fundamentada na pessoa e na obra de Cristo. Eles não possuem poder intrínseco, nem derivam eficácia daquela pessoa que os administra; sua força procede exclusivamente dos méritos e da perfeição de Jesus Cristo.

Assim, tanto aquele que ministra quanto aquele que recebe são dependentes da bênção de Cristo e da atuação soberana do Espírito Santo. Os sacramentos só se tornam eficazes para aqueles que verdadeiramente foram regenerados, convertidos e justificados pelo Pai — sempre por causa dos méritos do Filho. Há, portanto, uma distinção real entre os que pertencem à Igreja de Cristo e os que dela não fazem parte.

Todos nós que recebemos a bênção dos sacramentos — batismo e Santa Ceia — pertencemos ao povo da aliança, um povo comprometido com Deus, chamado a viver com coração puro e sincero diante Dele. E, unidos a Cristo, podemos beber eternamente da fonte da Água da Vida.

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.