CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Pergunta 92: Que é um sacramento?
Resposta: Um sacramento é uma santa ordenança, instituída por Cristo, na qual, por sinais sensíveis, Cristo e as bênçãos do novo pacto são representadas, seladas e aplicadas aos crentes.
Ref. Mt 26.26-28; 28.19; Rm 4.11.
“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos.”
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
“E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça...”
Comentário:
Um sacramento — o batismo e a Santa Ceia — é uma santa ordenança instituída por Cristo para a Sua Igreja. Por meio deles, Deus sinaliza que fomos separados para Si e que estamos sob o pacto da graça. Assim, recebemos, pela fé, os benefícios de uma vida abundante com Cristo. Os sacramentos fortalecem a nossa fé e renovam a confiança na presença constante do Senhor, que prometeu estar conosco até a consumação dos séculos.
Além disso, os sacramentos nos tornam alvo das graças concedidas pelo Pai, sempre por causa dos méritos de Jesus Cristo. Eles também nos convocam à obediência, pois quem participa dos sinais do pacto assume publicamente o compromisso de viver uma vida digna do evangelho, marcada por amor, comunhão e fidelidade. Por isso, a participação nos sacramentos distingue os membros da Igreja de Cristo daqueles que permanecem alheios ao pacto.
Como disse Agostinho, os sacramentos são “sinais visíveis de uma graça invisível”. São janelas que se abrem para o sagrado, representações sensíveis da obra redentora que Deus realiza em nós, confirmando aquilo que Cristo cumpriu em nosso favor.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário