CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Pergunta 93: Quais são os sacramentos do Novo Testamento?
Resposta: Os sacramentos do Novo Testamento são o Batismo e a Ceia do Senhor.
Ref. At 10.47-48; 1Co 11.23-26.
“Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.”
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.”
Comentário:
No Novo Testamento, o sinal externo de ingresso na comunidade cristã é o batismo. No Antigo Testamento, o sinal de entrada na comunidade da aliança era a circuncisão. Por isso há plena correspondência entre a circuncisão do passado e o batismo administrado pela água. Em Colossenses 2.12, o apóstolo Paulo estabelece claramente essa relação, indicando que o batismo, assim como a circuncisão, é realizado uma só vez e marca nossa inclusão no povo da aliança.
A Santa Ceia, por sua vez, é um sacramento para ser observado repetidamente ao longo de toda a vida cristã, como sinal da nossa comunhão contínua com Cristo. Ao participar da mesa do Senhor, o crente é reconduzido à certeza da reconciliação com o Pai por meio de Jesus, tendo seus pecados perdoados e participando dos benefícios conquistados por Cristo em sua obra redentora. A Ceia reafirma o amor de Cristo por nós e sela que todas as bênçãos da salvação estão reservadas aos que Nele confiam.
Ao participarmos da mesa do Senhor, testemunhamos nossa fé e declaramos que pela morte de Cristo — simbolizada pelo pão e pelo cálice — nós somos salvos. Assim, ambos os sacramentos expressam a realidade da graça e a certeza da obra consumada do nosso Redentor.
A antiga Confissão de Fé Valdense, em seu artigo 13, já declarava:
13. “Não aprovamos outros sacramentos como instrução divina, à parte do Batismo e da Ceia do Senhor.”
Assim, percebemos que esta não é uma inovação reformada, mas uma crença cristã histórica, sólida e amplamente testemunhada ao longo dos séculos.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário