Humilhem-se sob a poderosa mão de Deus!

1Pe 5:1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

1Pe 5:2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;

1Pe 5:3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

1Pe 5:4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

1Pe 5:5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.

1Pe 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,

1Pe 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1Pe 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

1Pe 5:9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

1Pe 5:10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

1Pe 5:11 A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

1Pedro 5:1-11


Pedro neste texto fala sobre a relação entre Presbíteros e Jovens, sobre Lideres e Liderados. Cada um deles tem responsabilidades e obrigações e como estímulo, Pedro fala das recompensas do correto proceder de cada uma destas partes:

Presbíteros/Líderes: V.1-4

• Pastorear o rebanho;

• Livremente eles devem cuidar do rebanho;

• Eles devem ser motivados pelo desejo de servir;

• Eles não devem ser dominadores, mas exemplos que inspiram os demais a segui-los;

A eles foi feito uma promessa se levarem a sério este compromisso, quando se manifestar o Supremo Pastor eles receberão uma indestrutível coroa de glória!

Jovens/Liderados: v.5

• Sujeitem-se aos mais velhos (liderança);

• Sejam todos humildes uns para com os outros;

A eles uma promessa e uma advertência: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.”

“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.Pv.18:12

Todos na igreja somos líderes e liderados!

Lideramos em uma área em outras somos liderados, mas sempre devemos nos portar de maneira digna, devemos ser fieis! A Unidade deve ser a marca de qualquer trabalho cristão! Não importa qual posição é a posição que hoje eu ocupo. Mas sim como eu tenho honrado a Deus no lugar onde eu estou.

Todos nós, lideres e liderados, devemos nos humilhar debaixo da poderosa mão de Deus, sabendo que Ele Deus, em tempo oportuno nos Exaltará!

Na relação líder e liderado pode surgir à ansiedade?

Sim pode ser que o grupo tenha uma expectativa quanto ao que deve acontecer no futuro do grupo, pode ser que o grupo tenha uma expectativa com o quando as coisas devem acontecer. Mas todos do grupo devem se submeter à poderosa mão Deus e lançar para Ele toda a ansiedade! Líderes e liderados nunca podem se esquecer quem é que tem cuidado Deles!

E quando as expectativas com relação ao futuro não coincidirem?

Será necessário sabedoria para não deixar satanás tornar a diversidade do grupo em divisão no corpo! Satanás anda como Leão em derredor procurando alguém para devorar e se ele encontrar brecha ele vai tentar dividir o grupo estimular a indisciplina, alimentar o orgulho atacar o corpo de Cristo que é a Igreja. Não podemos estar desatentos a tudo isto. Mas se o diabo esta em derredor segundo o texto Deus está em nosso redor nos protegendo! (“peri himon” literalmente “ao vosso redor” ) Ele tem cuidado de nós!!!

Por Manoel Delgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.