ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.


Josué 6: 20-27

A Queda da Muralha de Jericó

Esta passagem narra um milagre extraordinário, uma intervenção direta de Deus na história. Milagres, na Bíblia, são manifestações divinas que sempre têm o propósito de ensinar uma lição importante. Em outras palavras, são sinais que revelam algo significativo sobre Deus e Sua vontade.

Portanto, surge a seguinte indagação:

O que a queda da Muralha de Jericó nos revela?

Para responder a esta pergunta, podemos identificar três lições no próprio texto bíblico:

1. Revela o padrão de vida que Deus rejeita (v.21; 26)

Quem eram os habitantes de Jericó?

Os habitantes de Jericó eram Cananeus, moradores da região de Canaã, uma área que posteriormente foi chamada de Palestina pelos romanos e de Filistia pelos gregos, originando o termo Filisteus. Este povo era idólatra, adorando deuses como El, Baal, Anate, Astarote, Asserá, Moloque, e Milcom, deuses que demandavam prostituição ritual, orgias, violência e sacrifícios humanos. Seu estilo de vida era marcado pela perversão moral e pela busca desenfreada pelo poder, um povo que se afastou de Deus e rejeitou a verdade.

Deus não pode e não quer aprovar esse estilo de vida. O juízo divino sobre Jericó foi um prenúncio do juízo final e uma garantia de que Deus, um dia, trará justiça à terra. Ele não permitiu que esse povo permanecesse na terra, substituindo-os pelos filhos de Israel.

2. Revela o padrão de vida que Deus aprova (v.27)

Quem eram os Filhos de Israel?

Os filhos de Israel eram o povo de Deus, nascidos do chamado de Deus a Abraão. Apesar dos seus erros, mantinham uma aliança com seu Criador, o Senhor Deus de Israel. Eram um povo que abominava as práticas pagãs e a idolatria, que pagara o preço da desobediência no deserto, mas que prosseguia sob a aliança da graça. Tinham a expectativa da promessa de Deus de que habitariam na terra que mana leite e mel. Eram liderados por homens de Deus como Abraão, Moisés e agora Josué, e estavam destinados a vencer enquanto permanecessem fiéis a Deus.

Deus aprova vidas assim, ministérios assim, e igrejas que vivem segundo este ideal. Para estas, há a promessa de que, se permanecermos fiéis até o fim, receberemos a coroa da vda. Como está escrito em Hebreus 11:30: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó”.

3. Revela que a Graça foi derramada em meio ao Juízo (v.22-23; 25)

Quem foi Raabe?

Raabe era uma prostituta que, ao ver a chegada dos filhos de Israel, acreditou que Deus estava com eles (Hebreus 11:31). Decidiu ajudar o povo, na esperança de que Deus livraria a ela e sua família. Embora merecesse o juízo como os demais, recebeu misericórdia, para si e para os seus. Deus a escolheu para ser ancestral de nosso Senhor Jesus Cristo.

Conclusão

A luz brilhou nas trevas; mesmo no momento de juízo mais profundo, Deus concedeu a dádiva da Graça. Raabe foi agraciada, e assim, devemos refletir: Quem somos nós? Qual é o nosso ideal de vida? Em que cremos? Saiba que houve condenação para Jericó, salvação para a arrependida Raabe e vitória para Israel.

Soli Deo Gloria

Por Manoel Delgado

Comentários

  1. eu acredito que pelo fato da casa de
    raabe ficar de pe o muro foi afundado
    mais DEUS poupou a vida da quela familha

    ResponderExcluir
  2. na verdade forao 2 milagres o primeiro a queda da muralha o segundo a vida da prostituta Raabe por serto Deus poupou a vida dela porque creio eu que DEUS tinha o plano da salvasao para ela e o maior milagre e uma alma aceitar Jesus como seu salvador, o gloria Deus,porque Deus tem prazer em salvar prostituta,drogado,alcolatra,bandido asacino etc, porque Deus veio para os doentes e nao para os saos..

    ResponderExcluir
  3. por causa da fÈ de raabe, livrou Deus sua familia e tudo o que tinha,provando que ele È fiel.

    ResponderExcluir
  4. deus e fiel para crumpri com suas promessa

    ResponderExcluir
  5. a humanidade é infiel, mas o nosso DEUS sempre foi e será eternamente fiel,ele é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Deus pode e sempre fara,que milagres acontecao na vd de quem cre,pois tudo e possivel ao que cre.

    ResponderExcluir
  7. O povo Filisteu surgiu bem antes do mencionado pelo amigo.
    Abraao e Isaque (Gn 20, 26:8) passaram por Gerar terra de Abimeleque Rei dos Filisteus. O povo Filisteu nao e um povo Arabe. Os Arabes sao descendentes de Ismael (Ismaelitas) filho de Abraao com Hagar a Egipcia (Mais especificamente filhos de Quedar e Nebaiote que sao filhos de Ismael).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão se você prestar atenção no artigo eu associei os habitantes daquela região aos "cananeus" e não aos árabes.

      Os cananeus tem sua origem bíblica registrada no livro de Gênesis no capítulo 10. De acordo com o relato bíblico eles descendem de Cão.

      Neste artigo eu não mencionei os povos árabes e sim a região geográfica da Palestina e o povo palestino que descende de Cã.

      Apenas uma nota histórica este povo também é conhecido como povo fenício (provavelmente foi assim que você aprendeu sobre eles na escola sobre eles vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/fenícia ) este povo se firmou as margens do mediterrâneo e se especializou no comércio marítimo. A Grande cidade de Cartago no Norte da África foi uma antiga colônia Fenícia.

      Nem todos os mulçumanos são descendentes dos povos árabes. Existem outros grupos étnicos que se ligaram ao Islã.

      Quanto a origem do povo árabe concordo plenamente com as suas considerações.

      Excluir
  8. A palavra de Deus que tudo e possivel ao que crer

    ResponderExcluir
  9. A fé remove montanias assim foi com Josue que derrubou as muralhas de jericó

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Veja ainda...

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Ansiedade Anti-apologética Arca da Aliança Argumento ontológico Artes Artigo AT Áudio Batalha Espiritual Bíblia Breve Catecismo Bullying BuscadorBíblico Calvino Casamento Catolicismo CDBC Ceia do Senhor Charis Christopher Wright Cipriano de Cartago Conflitos Conversão Corona vírus Corpo e Membros Corrupção Crescimento Crise Mundial Cristianismo Histórico Crônica Crônicas Crucificação Cuiabá Cultura Dagon Daniel Darwinismo Desenvolvimento de líderes Design inteligente Devocionais Devocional Didática Direitos Humanos DIRETO DO TEMPLO Discipulado Diversidade organizacional Dízimos e ofertas Dons EBI Eclesiologia Ecologia Encarnação do Verbo Equipes sinérgicas Esboço Esboço de Sermão escatologia Espinho na carne Espiritualidade Eternidade Evangelho evolução Exegese Existência de Deus Familia Fé e Tecnologia. Filipenses Filisteus Filosofia religiosa FTML - EXEGESE VT Generosidade Gênesis 1-11 Genocídio Graça Gratidão Grupos Pequenos Habacuque Hermenêutica Historia História História da Igreja Homilética Humilhação Humor Informação Iniciativa Inteligência Artificial Internet Ira de Deus Ismael Jesus Jhon Owen João Jonas Jornada do Discípulo. Josué Lamentações Lei Leituras Leprosos Liderança Literatura Lucas15 Lutero Manoel Delgado Maria Mateus Mensagens-Audio Mensagens-Vídeo MENTORIA Metáforas bíblicas na gestão Milagres Missiologia Moisés Monoteísmo Motor imóvel MULHER Natal Neopentecostalismo Nínive NT Ofir oração Papa Páscoa Pastoreio Divino PDE Pecado Pentateuco Perdão Pergunte ao Pastor Perseguição Perseverança Piedade Pilatos Pobres Podcast Poesia Polêmica Política Pós-modernidade Pré-história. Presbiteros Presbíteros Pressão Provérbios Providência Pureza Reflexão Reformados Resenha Revelação Geral Romanos Roteiros Sabedoria Salmos Santidade Santidade de Deus Seminário Avançado de Teologia Série Advento Série Antes que o Ano Acabe. Série o poder do evangelho Série Paradoxos Série Risco das Palavras Série sobre a Paixão Sermão do Monte Sexo Sintonia fina do universo Slides Sproul Teísmo Tempestades Tentação Teodicéia Teologia Teologia Bíblica Teologia Histórica Teologia Pastoral Teologia Prática Teologia Pública Teologia Sistemática Theotokos Tim Keller Tomás de Aquino Trindade Vida Cristã Vídeo Logs Cristãos Vídeos Vlogs Volta de Cristo
Mostrar mais