ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

  


ISAÍAS 42:1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações. 2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4 não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.

INTRODUÇÃO: O LIVRO DE ISAÍAS, A BÍBLIA DENTRO DA BÍBLIA, O EVANGELHO DO VELHO TESTAMENTO. OS CRÍTICOS E O LIVRO DE ISAÍAS, A DIVISÃO DE ISAÍAS (1-39/40-66)

TEMA- A MISSÃO GRACIOSA DO SERVO DO SENHOR

I - É DEMONSTRADA NAS IMAGENS PROFÉTICAS ACERCA DE SEU MINISTÉRIO. (PROFECIA)

ISAÍAS 42:3 – CANA QUEBRADA E PÁVIO FUMEGANTE.

O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

(1) Essas duas expressões aparecem no Antigo Testamento, no livro do profeta Isaías: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito” (Isaías 42:3). Isaías está profetizando sobre um “servo” do Senhor especial que seria enviado por Deus (Isaías 42:1). Esse Servo teria atitudes muito especiais quando estivesse realizando a missão do Senhor. Iremos analisá-las daqui a pouco.

Agora que situamos o contexto, vamos aprender o que significa não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega.

Não esmagará a cana quebrada - (3) A cana é uma planta, possivelmente aquática, também conhecida como junco. Para melhor visualização, imagine algo parecido com a nossa conhecida “cana-de-açúcar”, ou seja, uma planta com uma haste fina e vertical que nasce em moitas. A fala de Isaías usa essa planta como comparação. A comparação é de uma cana quebrada (rachada). Ou seja, a cana já está gravemente comprometida, frágil, tombando por conta de uma rachadura. A ideia aqui é que esse Servo de Deus que seria enviado não iria acabar de destruir uma “cana” (pessoa) que já estava gravemente ferida (quebrada). É bem possível que esteja falando de um pecador contrito, ou seja, de um pecador arrependido, quebrado pelos seus pecados. Jesus não iria esmagá-lo, antes, acudi-lo com misericórdia.

Não apagará a torcida que fumega - (4) A torcida mencionada no texto seria o que conhecemos hoje como o pavio de uma lamparina. Era a parte onde a chama ficava queimando. A torcida que fumega, então, é um pavio que está quase apagado, que está dando uma pequena luz, uma chama bem fraquinha. Novamente a ideia que temos aqui é que este Servo (Jesus) trataria os mais fracos com justiça, mesmo aqueles que tem “pouco brilho” como um pavio quase apagado. É uma linda comparação sobre a misericórdia e graça do Messias sobre a vida dos pecadores arrependidos e dos mais fracos da sociedade, trabalhando na vida deles de forma misericordiosa, bem diferente do tratamento que recebem da sociedade, tratamento este de opressão, exploração e outros. A sociedade quer esmagar o quebrado, apagar o que está quase sem chama, mas Jesus veio fazer o contrário disso: levantar o caído e transformar aqueles que estão sem luz em luz do mundo!

APLICAÇÃO: O QUE ESTAS IMAGENS QUEREM DIZER?

 

A MISSÃO GRACIOSA DO SERVO DO SENHOR É DEMONSTRADA:

II - NO MINISTÉRIO DE JESUS PARA COM O SEU POVO ELEITO. (CUMPRIMENTO)

Mateus 11:28-30 – 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Mateus 12:17-21 - 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo. 19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz. 20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; 21 e no seu nome os gentios esperarão.

(2) Esse texto de Isaías é então apontado pelo evangelista Mateus como o cumprimento de atitudes que Jesus Cristo teve, dando a Ele, portanto, a identificação como sendo esse Servo citado em Isaías. Jesus fez muitas curas poderosas (Mateus 12:15), mas não desejava que as pessoas o expusessem à publicidade por conta disso (Mateus 12:16). Mateus viu essas atitudes de Jesus e o identificou como o Servo de Isaías 42 (Mateus 12:17-21).

APLICAÇÃO - COMO JESUS PODE DEMONSTRAR HOJE A SUA GRAÇA E MISERICÓRDIA NA IGREJA?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.