Seguidores

Postagens

Mostrar mais

ESBOÇO - SIMPLESMENTE FAÇA!


Como vai? Eu sou pastor Manoel Delgado. Permita-me fazer-lhe neste momento uma pergunta decisiva:

O que aconteceria na sua vida se você fizesse tudo aquilo que você sabe que precisa ser feito? 

Antes de avançarmos permita-me compartilhar duas experiências e duas reflexões sobre este assunto.

 Experiência 01 – Um evento de liderança.

        um certo tempo eu e minha igreja local participamos de um grande evento de liderança cristã. Ao sairmos deste encontro, um sentimento quase que unânime alcançou o auditório: “precisamos fazer alguma coisa!” 

Eu me lembro de ouvir um dos nossos líderes locais, tomado de emoção dizendo: “Eu preciso fazer algo com a minha vida e o meu tempo é curto!”. Muitos outros que ali estiveram fizeram reflexões semelhantes. 

A realidade do pobre foi mostrada de uma maneira clara e urgente, e todos nós teremos que fazer algo a respeito daquela visão.

Muitos estudos de caso e testemunhos de ações simples, porém, impactantes, falaram ao nosso coração e estimularam a criatividade e engajamento. Mas alguém, que não estava no evento, ou até mesmo algum dos participantes poderia indagar: “- Tudo bem vocês participaram de um treinamento e estão empolgados, mas o que garantirá que este não será apenas mais um treinamento, e que esta bela pasta com anotações do evento, não será apenas mais uma, num armário já abarrotado de pastas da sua casa?” 

Eu creio que a diferença está na atitude. Se nós fizermos aquilo que está absolutamente claro e começarmos imediatamente, aí sim haverá profunda diferença. Sei que na vida, precisamos ainda descobrir muitas coisas, e que todos estão sempre aprendendo. Mas, creia-me quando digo que algo precisa ser feito a respeito do que é absolutamente claro, e do que já sabemos ser o nosso dever. Precisamos fazer alguma coisa com as possibilidades que temos e a partir dos dons que já possuímos. 

Lembremos que a Bíblia condena aqueles que estão sempre aprendendo e nunca chegam ao conhecimento da Verdade (2ªTm 3:7). Que o Senhor Jesus condenou aqueles que ouvem a sua palavra e não fazem nada de prático em relação à mesma (Mt. 7:24-27) e que na parábola dos talentos há uma triste sorte para aquele servo que enterrou na areia o talento que lhe fora confiado. (Mt 25:24-29) 

Eu creio que a lição aprendida naqueles dias foi esta: Devemos fazer alguma coisa em relação àquilo que nós já sabemos, em relação ao que é absolutamente claro, nós precisamos agir com base naquilo que sabemos estar absolutamente certo. Não podemos continuar protelando. 

Fernando Pessoa, por meio de seu pseudônimo Álvaro de Campos, expressou bem a atitude deixar para depois, o que é urgente e necessário, muitos se comportam da mesma maneira:  

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...  

Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,  
E assim será possível; mas hoje não...  
Não, hoje nada; hoje não posso. [...] Álvaro de Campos, in "Poemas". Heterónimo de Fernando Pessoa.  

Experiência 02 – Um ano diferente.

         Outra reflexão eu trago deste ano de 2020, onde fomos tremendamente desafiados, pelas circunstâncias singulares deste tempo de pandemia. Se Deus me levasse neste ano qual seria o meu legado? Quais seriam as minhas obras? O que as pessoas haveriam de dizer de minha contribuição de vida e de ministério. Qual herança espiritual e material deixaria para minha esposa e filha? Um verdadeiro processo produtivo e de reflexão foi desencadeado e para a Glória de Deus, posso dizer que neste ano publiquei 3 livros, escrevi um devocional diário, contratei uma startup  para a confecção de um aplicativo de celular, finalizei meus estudos teológicos e aceitei um grande desafio ministerial para o próximo ano e isto em plena pandemia. Tudo porque finalmente decidi colocar em prática o que já sabia que deveria ser feito.  

        Nike fez uma famosa campanha publicitária, em que o seu título foi Just do it. Simplesmente faça! Utilizo este slogan no título desta mensagem porque ele resume bem o argumento aqui apresentado. Imagine caro leitor, o que aconteceria na sua vida, se você simplesmente fizesse aquilo que precisa ser feito? 

 

Comentários

Marcadores

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.