Seguidores

Postagens

Mostrar mais

ESBOÇO - A SABEDORIA DE DEUS PARA TEMPOS SOMBRIOS. Gênesis 41.1-16//25-41

 


Tema: A Sabedoria de Deus para tempos sombrios.

Gênesis 41.1-16//25-41

 José interpreta os sonhos do faraó

 1 Passados dois anos inteiros, o faraó sonhou que estava em pé junto ao rio Nilo; 2 então subiram do rio sete vacas, bonitas e gordas, que foram pastar no meio dos juncos. 3 Depois delas, subiram do rio outras sete vacas, feias e magras, que pararam junto às outras vacas à beira do Nilo. 4 Então as vacas feias e magras devoraram as sete bonitas e gordas. E o faraó acordou.

 5 Depois ele voltou a dormir e tornou a sonhar. Sete espigas cheias e boas brotaram de um mesmo pé. 6 Depois delas, brotaram sete espigas miúdas e queimadas pelo vento oriental. 7 Então as espigas miúdas devoraram as sete espigas grandes e cheias. E o faraó acordou; tinha sido um sonho.

 8 Pela manhã, o seu espírito estava perturbado. Por isso mandou chamar todos os adivinhos e sábios do Egito. O faraó contou-lhes os sonhos, mas não havia quem os interpretasse para ele.

 9 Então o copeiro-mor falou ao faraó: Lembro-me hoje das minhas faltas. 10 Quando o faraó estava muito indignado com os seus subordinados, e mandou-me à prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor, 11 eu e ele tivemos um sonho na mesma noite; sonhamos cada um o seu sonho, cada sonho com a sua interpretação.  12 Um rapaz hebreu, servo do capitão da guarda, estava ali conosco; contamos a ele os nossos sonhos, e ele os interpretou para nós, a cada um conforme o seu sonho. 13 E aconteceu conforme a sua interpretação: eu fui restituído ao meu cargo, e o outro foi enforcado.

 14 Então o faraó mandou chamar José, e o fizeram sair rapidamente da prisão. Ele se barbeou, mudou de roupa e se apresentou ao faraó. 15 E o faraó disse a José: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Porém ouvi dizer que, quando ouves contar um sonho, podes interpretá-lo.

 16 José lhe respondeu: Isso não está em mim; Deus é que dará uma resposta de paz ao faraó. […]

 25 Então José lhe disse: O sonho do faraó é um só; Deus mostrou ao faraó o que ele há de fazer. 26 As sete vacas boas são sete anos; as sete espigas boas também são sete anos; o sonho é um só.

 27 De igual modo, as sete vacas magras e feias, que subiram depois delas, são sete anos, assim como também as sete espigas miúdas e queimadas pelo vento oriental; serão sete anos de fome. 28 É isto o que eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó o que ele há de fazer. 29 Estão vindo sete anos de grande fartura em toda a terra do Egito. 30 Depois destes virão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra. 31 E a fartura na terra não será lembrada, por causa da fome que seguirá, porque será muito severa. 32 O sonho veio ao faraó duas vezes, porque isso foi determinado por Deus, e ele em breve o fará.

 33 Portanto, que o faraó encontre agora um homem de discernimento e sabedoria, e o ponha sobre a terra do Egito. 34 O faraó deve fazer assim: nomeia administradores sobre a terra, que tomem a quinta parte dos produtos da terra do Egito nos sete anos de fartura, 35 ajuntem todo o mantimento destes bons anos que virão e estoquem trigo sob a supervisão do faraó, para mantimento nas cidades, e o armazenem. 36 Assim o mantimento servirá de provisão para a terra nos sete anos de fome que haverá na terra do Egito, para que a terra não pereça de fome.

José torna-se governador do Egito

 37 Esse conselho foi bom aos olhos do faraó e aos olhos de todos os seus subordinados. 38 Então o faraó perguntou aos seus subordinados: Poderíamos achar um homem como este, em quem esteja o espírito de Deus?  39 Depois o faraó disse a José: Visto que Deus te revelou tudo isso, ninguém há que tenha discernimento e sabedoria como tu. 40 Comandarás a minha casa, e todo o meu povo se governará por tua ordem; somente no trono serei maior que tu.

 41 E o faraó disse mais a José: Eu te coloco no comando de toda a terra do Egito.

Introdução: Chegou as minhas mãos no início deste ano um gráfico com um interessante estudo sobre a evolução da população mundial. Este gráfico apresentava uma evolução constante no crescimento da população mundial, havendo apenas, em alguns momentos quando uma acentuada queda acontecia vindo depois um lento crescimento. O desenho daquele gráfico populacional era muito semelhante aos que vemos no desempenho da bolsa de valores. O que levava àquelas quedas no gráfico? Considerando que elas representavam decréscimo populacional acentuado e num curto período de tempo, certamente se referiam a períodos de profundas crises humanitárias, ocasionados por guerras, fomes, epidemias. Fui olhar a periodicidade de uma delas, e qual não foi a minha surpresa ao constatar que um daqueles momentos descrevia justamente uma grande fome mundial, que ocorreu no período dos patriarcas especialmente no período de José no Egito. Um estudo comparativo com outro acontecimento de impacto mundial a explosão do Vulcão Santorine 1600 e 1623 a.C., fenômeno geológico que afetou profundamente o clima na terra, naquele mesmo período pode ter sido o fator natural para esta grande fome que durou cerca de sete anos sobre a terra. A Bíblia relata que Zefanete Paneia, José em seu nome israelita, foi alguém que por divina revelação, e sabedoria concedida por Deus, foi capaz de desvendar o misterioso sonho do Rei. Sete anos de grande abundância seriam seguidos de sete anos de fome no mundo, sendo necessária uma prudente administração. 

 Tema: A Sabedoria de Deus.

Frase de Transição: A sabedoria de Deus:

 I -Vale mais do que a força, conhecimento ou riqueza.

15 Mas nela havia um sábio pobre que livrou a cidade pela sua sabedoria; no entanto, ninguém mais se lembrou daquele homem pobre. 16 Então pensei: Melhor é a sabedoria do que a força; porém a sabedoria do pobre é desprezada e as suas palavras logo são esquecidas.

 

II – Possibilita verdadeira Liderança em tempos de Crise.

Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras[...]Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Moisés ficou trêmulo e não ousou olhar.“Atos 7:22;32 ALM21

         Tenho orado para que Deus levante pessoas que exerçam influência positiva na sociedade. Como o sal da terra e como a luz do mundo, os verdadeiros servos de Deus, precisam brilhar especialmente em dias como os nossos. As nações estão confusas. Os reinos da terra abalados. Fala-se de crise, de calamidade, de tempos sombrios, mas, os verdadeiros servos de Deus, são aqueles que esperam e confiam no Senhor, e podem atravessar este período, sendo eles mesmos, um referencial para que outros também façam a travessia. É verdade que já houveram outras crises no mundo, a bíblia fala de outros tempos difíceis e a história é pródiga em registrá-los, mas, também é verdade que sempre que se buscou intensamente ao Senhor, este concedeu a luz necessária para a superação destas dificuldades.

         Deus sempre levanta, em momentos de crise, líderes/servos que fazem a diferença, alguém como José que por direção divina e hábil administração livrou o mundo antigo da fome, ou Moisés que tendo recebido uma educação invejável para os padrões de sua época, e tendo conhecido o Deus de seus pais, no Êxodo conduziu o povo hebreu para a liberdade. A bíblia fala de Daniel que durante o cativeiro ascendeu ao topo na hierarquia dos maiores impérios do mundo (Babilônio, Medo-Persa), sendo ele mesmo um referencial de integridade perante os poderosos da terra. A bíblia fala de Neemias um profissional à serviço do reino de Deus, e de Ester uma bela rainha, que salvou o seu povo de um genocídio histórico, fala também sobre Rute uma mulher moabita que com sabedoria e generosidade sobreviveu a um período de grande fome e miséria. O que mais poderíamos dizer? Ela registra a história de Elias um profeta poderoso em palavras e obras que num momento de apostasia e governo cruel, de Acabe e Jezabel, soube apontar os pecados nacionais vindicando a santidade de Deus e imbuído de  zelo e grande autoridade divina, determinou a retenção das chuvas e clamou por fogo dos céus, tendo todas estas orações prontamente atendidas pelo Senhor, a Bíblia fala de Isaías que num momento de profunda insegurança devido a sucessão no poder, (afinal, era o ano da morte do Rei Uzias!) teve uma revelação divina, ele viu o trono de Deus! O que mais dizer? A bíblia fala de Zorobabel, e Josué o sumo sacerdote, sobre Ageu, Barnabé, Paulo, Ágabo e tantos outros. Pessoas que brilharam em momentos difíceis, tiveram revelações do momento, e refletiram a luz do Senhor, manifestando a sua sabedoria, força e poder, e que, por esta razão, tornaram o mundo um lugar habitável, posto que eram verdadeiros representantes de Deus na terra. Todos eram pessoas comuns, e viviam vidas normais, até que as circunstâncias exigiram e Deus os condiziu à posições elevadas, para a glória do seu santo nome. Que Deus abençoe e levante pessoas para que busquem a sua face, desvendem os seus propósitos, e façam diferença neste mundo. Que Deus levante você!

 

III -Encontra respostas em tempos de Calamidade.

Ó SENHOR, tem misericórdia de nós; temos esperado em ti. Sê tu o nosso braço cada manhã; sê também a nossa salvação no tempo de tribulação. Isaías 33.2

 

è Senaqueribe contra  II Reis 18:14-36

è Invencível Armada. Filipe II

 

IV - Pode ser Pedida, e Concedida.

 Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada. Tiago 1:5 ALM21

 Conclusão: O que eu desejo para todos da “Big Family” é que Deus derrame toda a sua graça e sabedoria para que vocês vivam neste tempo com os olhos fixos no Senhor, tendo Cristo, sabedoria e poder de Deus como revelação máxima do propósito de Deus. Zefanete Paneia, José, que é um tipo de Cristo, foi traído, injustiçado, excluído e abandonado, mas Deus estava agindo, ele transformou o mal em bem, a morte em vida, ele fez isto com Cristo transformando a Cruz em símbolo da ressurreição!

  

Oremos ao Senhor: Deus eterno, nós vivemos dias difíceis, e nestes momentos desafiadores precisamos do Senhor acima de tudo. Venha a nosso favor! Também, rogamos que o Senhor levante pessoas, que sejam sal e luz e que verdadeiramente promovam o bem, e façam a tua obra neste mundo. Se o Senhor tem algo da tua parte para que eu como teu filho(a) realize no mundo me capacite para te servir de todo o coração. Amem!

 

Comentários

Marcadores

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.