ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.


MENSAGEM 19.04.2020 - 
O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.

 

7 Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e a porta vos será aberta. 8 Pois todo o que pede recebe; quem busca acha; e, ao que bate, a porta será aberta. 9 Quem dentre vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma cobra? 11 Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está no céu, dará boas coisas aos que lhe pedirem!  MATEUS 7.7-11

 

INTRODUÇÃO

 

Orar é acessar uma dimensão ilimitada. Quem ora viaja num mundo sem fronteiras, supera distâncias infinitas, e tudo de um mesmo lugar. Para quem ora, não faz diferença estar num quarto fechado, numa casa, confinado, numa cela trancafiado, ou num leito de enfermidade. Pela oração todas as distâncias são abolidas e as barreiras perdem todo o sentido. Através da oração abraçamos os que estão distantes, e tocamos o inalcançável pelo poder de Deus. Quem ora, é capaz de acessar uma fonte de ilimitado poder, pois está diante de uma autoridade suprema; o trono da graça. Dimensão sagrada onde o Deus Eterno está presente, ativo e atento as nossas petições. Orar é alinhar-se aos propósitos eternos, é ser uma flecha em pleno vôo, impulsionada para um alvo predeterminado. Quem ora pede para que seja feita a vontade de Deus, assim na terra como nos céus. A chave da oração é Jesus Cristo, pois é no seu nome, que temos acesso a esta fonte de ilimitado poder.

 TEMA: OS QUATRO PRESSUPOSTOS (SEGREDOS) DA ORAÇÃO

 Como diária Jhon Stott, a oração parece ser uma coisa muito simples, quando Jesus fala sobre ela. Simplesmente Pedi. . ., buscai. . ., batei. . ., e, em qualquer caso, receberemos a resposta. Não obstante, é uma simplicidade ilusória; há muita coisa por detrás dela.

 

I-             ORAÇÃO PRESSUPÕE O CARÁTER DE DEUS. - O pressuposto básico da oração é a bondade de Deus, pois aquele que ora deve crer que ele existe, é galardoador (recompensador) daqueles que o buscam. Ele é a própria recompensa!  v.9-11

 

II-             ORAÇÃO PRESSUPÕE CONHECIMENTO. Considerando que Deus só concede dádivas de acordo com a sua vontade, temos de esmerar-nos em descobri-la — pela meditação nas Escrituras e pelo exercício da mente cristã disciplinada nessa meditação.

 

Mateus 6.9-10  Portanto, orai deste modo: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

 

III-          ORAÇÃO PRESSUPÕE FÉ. Uma coisa é conhecer a vontade de Deus; outra é nos humilharmos diante dele e expressarmos a nossa confiança em que ele é capaz de executar a sua vontade.

 

·         Mateus 21:22  e tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis.

·         Marcos 11:24  Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que já o recebestes, e o tereis.

·         Lucas 11:9  Por isso eu vos digo: Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e a porta vos será aberta;

·         João 14:13  E eu farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

·         João 16:24 Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja plena.

·         Tiago 1:5-6  Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento.

·         1 João 3:22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, pois guardamos seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista.

·         1 João 5:14 E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade, ele nos ouve.

  

IV-          ORAÇÃO PRESSUPÕE DESEJO. Podemos conhecer a vontade de Deus e crer que ele pode executá-la, e ainda assim não desejá-la. A oração é o principal meio ordenado por Deus para a expressão de nossos mais profundos desejos. 

 

É por isso que a ordem de "pedir — buscar — bater" está no imperativo presente e em escala ascendente, para desafio de nossa perseverança. [Jhon Stott, A Mensagem do Sermão do Monte.]

  

CONCLUSÃO. - Que tal entrarmos na presença do Eterno, por meio de Cristo, apresentando junto ao Trono da Graça todas as nossas súplicas e petições? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.