DEVOCIONAL - ACABE COM A MURMURAÇÃO OU ELA ACABA COM VOCÊ!


E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 1 Coríntios 10:10-11

O Senhor tem grandes promessas para o seu povo. Ao longo da história ele tem revelado o beneplácito de sua vontade, através de seus atos redentores. No Éden, nos dias de Noé, no chamado dos patriarcas, no êxodo. Tudo seguindo uma linha coerente, consistente, da auto proclamação de Deus. O senhor, nosso Deus é o Deus da aliança.

A revelação de Deus é orgânica e progressiva. O ápice desta revelação é Cristo, o mediador de uma nova aliança, o mistério oculto, agora revelado. Todas as promessas de Deus apontam para Ele. Ele é o cumprimento de todas elas.
Toda as histórias do povo de Deus são a nossa história. Todas as suas experiências nos dizem respeito. Pois através delas o Senhor exorta a nossa geração, a sua igreja, sobre quem já são chegados os fins dos séculos. (ICor.10:11)

Dentre estas exortações bíblicas Paulo (ICor.10:10) menciona o risco mortal que murmuração representa para o povo de Deus. Sua alusão é ao episódio do Êxodo, quando a nação de Israel murmurou contra o Senhor, e atraiu para si severa destruição. Ao ponto de naquela geração as promessas Deus não serem concretizadas. Por 40 anos a nação peregrinou pelo deserto e pereceu em disciplina, pela mão do Senhor.

O livro de Números registra um episódio em que a murmuração de dez dos doze príncipes da nação de Israel, enviados por Moisés para espiarem a terra de Canaã trouxe severas consequências. Estes 10 principes retornaram com um relatório desanimador, contaminado todo o povo, que por sua vez, murmurou contra o Senhor e contra Moisés, contra as promessas e livramentos do Senhor. Josué e Calebe os outros dois príncipes tiveram uma postura diferente, eles enxergaram as circunstancias sobre a perspectiva das promessas de Deus e foram os únicos daquela geração a alcançar a terra e herdando as promessas.

Mas o que é murmuração? Murmuração é uma postura de maldizer o propósito de Deus, zombar de sua graça e duvidar de suas promessas. É ridicularizar a sua liderança, sabedoria, bondade e favor. Murmuração é pecado dos lábios, é uso iníquo da influência e da língua dentro do povo de Deus. É a morte pala palavra. É contagiosa e pode trazer a destruição que vem de Deus. É maldosa pois pode incitar a sedição contra Deus e contra as ordenanças e lideranças estabelecidas por ele.

Como reagir a murmuração? Devemos fugir dela, confronta-la com uma atitude de fé. Impedir a sua difusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.