02 março, 2016

VLOGS - UM NOVO GÊNERO DE SERMÃO?


Vlogs - Um novo gênero de sermão?

Por Manoel Delgado.

Uma ferramenta muito eficiente para a proclamação do evangelho surgida nos últimos anos, associa uma arte milenar a uma forma de difusão contemporânea de comunicação e arte, trata-se dos Videologs Cristãos, ou como mais comumente são conhecidos, Vlogs de Mensagens Cristãs.

Este novo gênero de mensagem alia o sermão expositivo, derivado da retórica sacra às modernas técnicas de edição e vídeo. Estes Vlogs cristãos aliam características do Sermão as técnicas de edição e produção de cinema, publicidade e televisão. O resultado desta combinação é um novo gênero de comunicação em que as mensagens espirituais são comunicadas com o impacto, fluidez e a velocidade dos compartilhamentos da internet.

Os Vlogs Cristãos não são os sermões clássicos de 30 a 60 minutos. Mas são mensagens que variam 60 segundos a 15 minutos.  Se o tempo é reduzido, sua difusão e fixação é ampliada por modernos recursos de edição e compartilhamento.
Costumam ser feitos a partir da edição de mensagens gravadas em igrejas locais, ou a partir de produções especializadas para este fim. Associam o melhor da retórica sacra com o melhor da sétima arte.

São difundidos em redes sociais, e fidelizam expectadores pela criação de canais em sites como Vimeo e You Tube. Costumam abordar um único tema, o que favorece a fixação do conteúdo. Uma espécie de sermão de uma só divisão, ou de um só ponto.

Os pioneiros no formato foram os Pastores ROB BELL, com a série NOOMA[1] a primeira no gênero, seguido por outros pastores como Mark Driscol, Jhon Piper sendo que os Vlogs destes dois últimos, foram resultados das edições dos internautas cristãos, que difundiram trechos das mensagens nos cultos. Tais edições tiveram amplo sucesso.

No Brasil, existem alguns Vlogs feitos com muita eficiência e sucesso. Gradativamente este formato vem sendo assimilado pelos pastores e líderes eclesiásticos brasileiros. Dentre os Vlogs cristãos brasileiros podemos destacar o DA LETRA A PALAVRA, do Reverendo Hernandes Dias Lopes, TALMIDIN, do Pastor Ed Renê Kivitz, PNO - PERGUNTAR NÃO OFENDE, do Reverendo Augustus Nicodemus,  RELIGIÃO VERDADEIRA, Bispo Walter McAlisther dentre outros.

Que o Senhor possa usar esta ferramenta para sua honra e glória pela instrumentalidade de sua igreja.




[1] NOOMA foi feito com as técnicas de edição dos clipes musicais o efeito final do trabalho em termos edição e qualidade técnica é surpreendente. ROB BELL se envolveu em polêmicas doutrinárias e eclesiásticas e atualmente perdeu espaço em setores mais conservadores do meio evangélico. “NOOMA estreou em novembro de 2002. O último filme foi publicado julho de 2009. Vinte e quatro filmes diferentes foram criados, cada um com um tema diferente.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário