Seguidores

ESBOÇO - A GRANDE MESA. MATEUS 8.5-13



A GRANDE MESA. MATEUS 8.5-13

Mat 8:5  Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:
Mat 8:6 Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.
Mat 8:7 Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.
Mat 8:8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
Mat 8:9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.
Mat 8:10 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
Mat 8:11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
Mat 8:12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mat 8:13 Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.

            Jesus tinha acabado de proferir o seu ensino no sermão do monte[i], estava agora adentrando na região de Carfanaum e nesse contexto um centurião romano foi ao seu encontro[ii] lhe implorando pela saúde do servo.
            Jesus se dispõe a ir curá-lo, mas o Centurião diz que ele não é digno de, o receber em sua casa, mas que ao dizer uma palavra o seu servo será curado. Então ele explica para Jesus que como militar ele está sujeito a autoridade e que como comandante possui homens sob sua autoridade.
            Sob o simples comando de Jesus o rapaz será curado.  Jesus afirmou que nem mesmo em Israel encontrou uma fé como esta! Então ele afirma muitas pessoas, a semelhança deste centurião, virão do ocidente e do oriente e se assentarão na mesma mesa de Abraão, Isaque e Jacó.
            Existe, portanto uma grande mesa, da presença e da comunhão com Deus e a luz desta história gostaria de compartilhar com você caro leitor sobre o que é necessário para estar nesta grande mesa:
            1- Um coração tocado pelo Espírito de Deus.
            2- Percepção de que, só em Jesus, podemos depositar a nossa esperança.
            3- Conhecimento da autoridade do Senhor Jesus Cristo.
            4- Compreensão da nossa total indignidade.
            5- Compreensão da absoluta dignidade de Jesus.
            6- Interesse sincero pelas pessoas.                              

O Centurião pertence a um grupo especial de pessoas: As que se assentarão na mesa com Abraão, Isaque e Jacó. A mesa do Cordeiro.
            Algumas considerações:
A- Devemos fazer a obra missionária, pois um grupo enorme de pessoas do oriente e do ocidente possam estar nesta mesa. Precisamos ir para que eles possam vir. Ir anunciando a salvação e ensinando-os a guardar tudo o que Ele tem ordenado.

B- Devemos aprender com a fé do Centurião.

C- Devemos estar atentos a advertência de Jesus que nos diz que estar em uma religião não é garantia de estarmos na grande mesa, a mesa da graça e da comunhão com Deus. Versos 11-12. 

            O rapaz foi curado, mas este não é o foco desta história; e sim o tipo de pessoas que o Reino de Deus revela. SDG  

Por Manoel Delgado

[i] Mateus 5-7 série de mensagens proferidas por Jesus que definem os padrões do Reino de Deus.

[ii] De acordo com o texto correlato no evangelho de Lucas (7:1-10), Jesus já estava a caminho quando encontra o centurião, pois os emissários deste, já haviam encontrado a Jesus e relatado sobre o caso e sobre o caráter do centurião que era considerado amigo do povo havendo até mesmo ajudado a construir a sinagoga local. 

Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Mensagens-Audio Manoel Delgado 30DiasdeEsperança Leituras Podcast Poesia DIRETO DO TEMPLO Artigo Jesus Teologia Bíblica Teologia Sistemática Teologia Pastoral EBI Série sobre a Paixão Eclesiologia Teologia Pública Grupos Pequenos Natal Anti-apologética Série Advento Evangelho Familia Homilética Liderança MENTORIA Catolicismo Discipulado História da Igreja Política Santidade Teologia escatologia AT Ageu Crônicas Filipenses Hermenêutica Lucas15 Missiologia Série Antes que o Ano Acabe. Cristianismo Histórico Crônica Mateus Teologia Histórica Ansiedade Conversão Crescimento Humor Literatura Salmos Áudio Aborto Alvin Plantinga Angústia Arca da Aliança Artes Biografia BuscadorBíblico Bíblia Calvino Casamento Corona vírus Crucificação Daniel Desenvolvimento de líderes Exegese Generosidade Historia Historiografia História Informação Internet Ira de Deus Jonas Lei Milagres NT Papa Pecado Pentateuco Perdão Perseguição Presbiteros Providência Páscoa Resenha Roteiros Sermão do Monte Slides Série Risco das Palavras Vida Cristã Vídeos 1 Pedro Agar Amor Aniversário Anselmo Argumento ontológico Batalha Espiritual Bullying Ceia do Senhor Charis Christopher Wright Cipriano de Cartago Conflitos Conto Corpo e Membros Corrupção Crise Mundial Cuiabá Cultura Dagon Darwinismo Design inteligente Didática Direitos Humanos Diversidade organizacional Dons Dízimos e ofertas Ecologia Encarnação do Verbo Equipes sinérgicas Espinho na carne Espiritualidade Eternidade Existência de Deus FTML - EXEGESE VT Filisteus Filosofia religiosa Fé e Tecnologia. Genocídio Gratidão Graça Gênesis 1-11 Habacuque Humilhação Idolatria Ilustração Iniciativa Inteligência Artificial Ismael Jhon Owen Jornada do Discípulo. Josué João Lamentações Leprosos Literatura de Cordel Lutero MULHER Maria Metáforas bíblicas na gestão Moisés Monoteísmo Motor imóvel Natureza Neopentecostalismo Nínive Ofir Paganismo. Paráfrase Pastoreio Divino Pergunte ao Pastor Perseverança Piedade Pilatos Pobres Polêmica Presbíteros Pressão Provérbios Pré-história. Pureza Pós-modernidade Reformados Revelação Geral Romanos Sabedoria Santidade de Deus Seminário Avançado de Teologia Sexo Sintonia fina do universo Sproul Série Paradoxos Série o poder do evangelho Tempestades Tentação Teodicéia Teísmo Theotokos Tim Keller Tomás de Aquino Trabalho Trindade Vlogs Volta de Cristo Vídeo Logs Cristãos William Cowper `Pastorais evolução oração
Mostrar mais