Humilhem-se sob a poderosa mão de Deus!!!



1Pedro 5:1-11
1  Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
5  Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8  Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10  E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Pedro neste texto fala sobre a relação entre Presbíteros e Jovens, sobre Lideres e Liderados. Cada um deles tem responsabilidades e obrigações e como estímulo, Pedro fala das recompensas do correto proceder de cada uma destas partes:

Presbíteros/Líderes: V.1-4
Pastorear o rebanho;
Livremente eles devem cuidar do rebanho;
Eles devem ser motivados pelo desejo de servir;
Eles não devem ser dominadores, mas exemplos que inspiram os demais a segui-los;
A eles foi feito uma promessa se levarem a sério este compromisso, quando se manifestar o Supremo Pastor eles receberão uma indestrutível coroa de glória!

Jovens/Liderados: v.5
· Sujeitem-se aos mais velhos (liderança);
· Sejam todos humildes uns para com os outros;

A eles uma promessa e uma advertência: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.”
“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.Pv.18:12

Todos na igreja somos líderes e liderados!
Lideramos em uma área em outras somos liderados, mas sempre devemos nos portar de maneira digna, devemos ser fieis! A Unidade deve ser a marca de qualquer trabalho cristão! Não importa qual posição é a posição que hoje eu ocupo. Mas sim como eu tenho honrado a Deus no lugar onde eu estou.
Todos nós lideres e liderados devemos nos humilhar debaixo da poderosa mão de Deus, sabendo que Ele Deus, em tempo oportuno nos Exaltará!

Na relação líder e liderado pode surgir a ansiedade?
Sim pode ser que o grupo tenha uma expectativa quanto ao que deve acontecer no futuro do grupo, pode ser que o grupo tenha uma expectativa com o quando as coisas devem acontecer. Mas todos do grupo devem se submeter a poderosa mão Deus e lançar para Ele toda a ansiedade! Líderes e liderados nunca podem se esquecer quem é que tem cuidado Deles!

E quando as expectativas com relação ao futuro não coincidirem?
Será necessário sabedoria para não deixar satanás tornar a diversidade do grupo em divisão no corpo! Satanás anda como Leão em derredor procurando alguém para devorar e se ele encontrar brecha ele vai tentar dividir o grupo estimular a indisciplina, alimentar o orgulho atacar o corpo de Cristo que é a Igreja. Não podemos estar desatentos a tudo isto. Mas se o diabo esta em derredor segundo o texto Deus está em nosso redor nos protegendo! (“peri himon” literalmente “ao vosso redor”) Ele tem cuidado de nós!
Se cada um exercer o seu papel dentro do que Deus estabelece aqui e esperar em Deus o seu tempo oportuno. Façam isto e o Deus de toda a graça confirmará o ministério de vocês!

Por Manoel Delgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.