ESBOÇO DE SERMÃO - HUMILHEM-SE SOB A PODEROSA MÃO DE DEUS!!!

"Líderes e Liderados: Humilhem-se Sob a Poderosa Mão de Deus"
1 Pedro 5:1-11
1 Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, testemunha das aflições de Cristo e participante da glória que se há de revelar:
2 Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
5 Semelhantemente, vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte;
7 Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11 A Ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
Pedro, neste texto, fala sobre a relação entre presbíteros e jovens, sobre líderes e liderados. Cada um tem responsabilidades e obrigações, e como estímulo, Pedro apresenta as recompensas do correto proceder de cada uma dessas partes:
Presbíteros / Líderes (v.1–4)
Pastorear o rebanho;
Cuidar dele voluntariamente, não por obrigação;
Ser motivados pelo desejo de servir, não por ganância;
Não dominar, mas ser exemplo que inspira;
Promessa: ao levarem a sério esse compromisso, receberão uma indestrutível coroa de glória quando se manifestar o Supremo Pastor.
Jovens / Liderados (v.5)
Sujeitar-se aos mais velhos (liderança);
Ser humildes uns com os outros.
Promessa e advertência: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade.” (Provérbios 18:12)
Todos na igreja somos líderes e liderados! Lideramos em algumas áreas e, em outras, somos liderados. Mas sempre devemos nos portar com dignidade e fidelidade. A unidade deve ser a marca de qualquer trabalho cristão! Não importa qual posição ocupamos hoje, mas sim como temos honrado a Deus no lugar onde estamos.
Todos nós — líderes e liderados — devemos nos humilhar debaixo da poderosa mão de Deus, sabendo que Ele, em tempo oportuno, nos exaltará!
Na relação entre líder e liderado pode surgir ansiedade?
Sim. Pode haver expectativas quanto ao futuro do grupo, quanto ao tempo em que as coisas devem acontecer. Mas todos devem se submeter à poderosa mão de Deus e lançar sobre Ele toda a ansiedade. Líderes e liderados nunca devem esquecer quem cuida deles!
E quando as expectativas sobre o futuro não coincidirem?
Será necessário sabedoria para que Satanás não transforme a diversidade do grupo em divisão no corpo. Ele anda como leão em derredor, procurando alguém para devorar. Se encontrar brecha, tentará dividir o grupo, estimular a indisciplina, alimentar o orgulho e atacar o corpo de Cristo — a Igreja.
Não podemos estar desatentos! Se o diabo está em derredor, segundo o texto, Deus está ao nosso redor, nos protegendo! (“peri himon” — literalmente “ao vosso redor”). Ele tem cuidado de nós!
Se cada um exercer seu papel conforme Deus estabelece e esperar o tempo oportuno, o Deus de toda a graça confirmará o ministério de vocês!
Por Manoel Delgado Jr.
Comentários
Postar um comentário