11 outubro, 2010

Vou pescar.


João21
1 ¶ Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou:
2 estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.
4 Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.
5 Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.
7 Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar;
8 mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.
9 Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.
10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar.
11 Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu.
12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.
13 Veio Jesus, tomou o pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe.
14 E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos.

Introdução

Alguns assuntos sobre os quais não é esta mensagem, mas que poderiam ter sido:
• Esta mensagem não é sobre como os homens da Palestina pescavam;
• Esta mensagem também não é sobre a personalidade dos discípulos embora este texto pudesse nos munir de informações preciosas sobre o assunto por exemplo o texto nos diz que Pedro era afobado, que João era observador e modesto;
• Também não será uma mensagem sobre liderança embora pudesse ser, uma vez que, Pedro disse: Vou pescar! E colégio apostólico respondeu : “Nós vamos com você!”

Então sobre o que será a mensagem deste fim de tarde e início de noite?

Para que a gente responda esta pergunta é necessário que primeiro a gente observe algumas coisas:

Quem eram eles?

Discípulos de Jesus;

Apóstolos do Cordeiro;

Testemunhas da Ressurreição(esta era a terceira aparição);

Eram pescadores de homens;

O que eles estavam fazendo?

Estavam pescando;

Retomavam a sua antiga carreira;

Voltavam ao seu chão seguro;

Será que Pedro estava pensando que agora por que ele havia negado o Senhor não haveria mais espaço para ele no ministério?

Reabriram a sua antiga cooperativa de pesca?
Você conhece este tipo de sentimentos ou atitudes ?
De pessoas que caminhavam bem na fé, mas de repente interrompem a caminhada e voltam a vida que tinham?

De líderes abençoados com ministérios poderosos e usados por Deus que machucados com situações cotidianas da Igreja, ou da vida se sentem tentados a largar tudo e a voltar para sua antiga vida?

De homens e mulheres de Deus que tem um grande sonho e por que vêem este sonho adiado perdem o vigor espiritual e começam a desistir até mesmo de lutar?

Talvez ninguém saiba que este é o seu caso, talvez o seu coração está oculto para todos mas certamente não o está para Deus e ele nesta noite deseja falar com você por meio desta história.

Nesta noite eu gostaria de compartilhar com vocês o que Deus tem a dizer àqueles que pensam em abandonar o chamado:

1- Longe do ministério nós não conseguimos ser bem sucedidos v.3-4;

2- Deus está conosco até mesmo quando não o reconhecemos v.4;

3- A nossa vida só tem resultado se estamos debaixo da orientação divina é aí que estão “os peixes” v.6;

4- Devemos nos lembrar que a sua providência nos sustenta v.9-10 (havia um banquete preparado pelo próprio Deus eles não precisavam ter ido pescar!);

Conclusão: João disse é o Senhor.

Eles não estavam se convertendo nesta hora eles sabiam que era o Senhor, que era Jesus, que era o Salvador de suas almas. Eles foram desafiados a se lembrarem primeira pesca maravilhosa e do seu chamado para serem pescadores de homens. E hoje ele faz o mesmo comigo e com você ele esta nos chamando a um retorno, ele está nos dizendo volte ao chamado que tenho para você! Não desista, creia que ele estará com você e que ele te sustentará. SDG

Manoel Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário