ESBOÇO - DANIEL 11-12 - A HISTÓRIA COMO DIVINA PROVIDENCIA.

Daniel predisse com grande precisão
 a sucessão dos reinos deste mundo.

Os capítulos 11 e 12 de Daniel são uma das mais eloquentes demonstrações daquilo que poderíamos chamar de a soberania de Deus na história.

Nestes capítulos, nos quais o nome de Deus não é mencionado, vemos a sucessão dos reinos deste mundo. Alguns reinos previstos aqui neste livro já são conhecidos ao passo que outros continuam escondidos na névoa dos acontecimentos futuros esperando o seu cumprimento.

O último dos reinos descrito no capítulo 12 é o reino do anticristo que virá no fim da história para a destruição do povo santo. O governo do anticristo será destruído pela manifestação do Filho de Deus no final dos tempos que se manifestará com poder.

Estes capítulos nos ensinam importantes lições sobre a história:

1- A história não é governada por forças cegas e impessoais, mas sim por um Deus com um propósito redentor. 

A história não é governada pelo acaso ou pelas contingências, nem mesmo pela aleatoriedade, mas sim pela divina providência.

2- A revelação dos acontecimentos futuros dada a Daniel revela o completo domínio de Deus na história.

Daniel pode registrar com séculos de antecedência a vinda dos principais reinos deste mundo e suas profecias incluem aspectos do final da história e do começo da eternidade.

3- O governo de Deus na história inclui o concurso de agentes morais na execução dos seus propósitos no tempo. 

Os reis que se levantam e até mesmo o anticristo são agentes responsáveis por suas ações e, ao mesmo tempo instrumentos de Deus na execução dos seus propósitos.

Algumas aplicações:

Não devemos nos desesperar, pois Deus controla a história.

Conta-se que durante o bombardeio de Londres, o grande pregador galês, Martin Lloyd Jones, estava fazendo uma de suas longas e famosas orações no culto da Abadia de Westminster quando de repente a própria abadia foi atingida por uma das bombas.

Todos, desesperados, correram de um lado para o outro gritando. Lloyd Jones apenas se assentou no banco mais próximo. A estrutura da abadia ficou comprometida, mas a mesma não caiu, a poeira e agitação do povo davam o tom do local.

Ainda nesta situação, Lloyd Jones se levanta, retorna a sua posição e continua a oração do mesmo ponto da onde ele havia interrompido. O que causou profunda impressão nos seus ouvintes. Ele possuía profunda convicção da soberania de Deus.

As circunstâncias podem ser motivo de preocupação, mas jamais de desespero.

O desespero não pode dominar quem conheceu a Deus. Pois este conhecimento nos leva a firme convicção de que aquele que se deu a conhecer não é outro senão o Senhor de nossas vidas, o soberano dos reis da terra, o todo-poderoso Deus.

Deus está atuando até mesmo onde o seu nome não é invocado ou manifesto.

Se você não tem visto claramente a ação de Deus, creia que ele continua atuando mesmo quando seu nome não é mencionado. Deus conduz o seu povo ao longo da história para que este possa cumprir os seus propósitos.

Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Ansiedade Anti-apologética Arca da Aliança Argumento ontológico Artes Artigo AT Áudio Batalha Espiritual Bíblia Breve Catecismo Bullying BuscadorBíblico Calvino Casamento Catolicismo CDBC Ceia do Senhor Charis Christopher Wright Cipriano de Cartago Conflitos Conversão Corona vírus Corpo e Membros Corrupção Crescimento Crise Mundial Cristianismo Histórico Crônica Crônicas Crucificação Cuiabá Cultura Dagon Daniel Darwinismo Desenvolvimento de líderes Design inteligente Devocionais Devocional Didática Direitos Humanos DIRETO DO TEMPLO Discipulado Diversidade organizacional Dízimos e ofertas Dons EBI Eclesiologia Ecologia Encarnação do Verbo Equipes sinérgicas Esboço Esboço de Sermão escatologia Espinho na carne Espiritualidade Eternidade Evangelho evolução Exegese Existência de Deus Familia Fé e Tecnologia. Filipenses Filisteus Filosofia religiosa FTML - EXEGESE VT Generosidade Gênesis 1-11 Genocídio Graça Gratidão Grupos Pequenos Habacuque Hermenêutica Historia História História da Igreja Homilética Humilhação Humor Informação Iniciativa Inteligência Artificial Internet Ira de Deus Ismael Jesus Jhon Owen João Jonas Jornada do Discípulo. Josué Lamentações Lei Leituras Leprosos Liderança Literatura Lucas15 Lutero Manoel Delgado Maria Mateus Mensagens-Audio Mensagens-Vídeo MENTORIA Metáforas bíblicas na gestão Milagres Missiologia Moisés Monoteísmo Motor imóvel MULHER Natal Neopentecostalismo Nínive NT Ofir oração Papa Páscoa Pastoreio Divino PDE Pecado Pentateuco Perdão Pergunte ao Pastor Perseguição Perseverança Piedade Pilatos Pobres Podcast Poesia Polêmica Política Pós-modernidade Pré-história. Presbiteros Presbíteros Pressão Provérbios Providência Pureza Reflexão Reformados Resenha Revelação Geral Romanos Roteiros Sabedoria Salmos Santidade Santidade de Deus Seminário Avançado de Teologia Série Advento Série Antes que o Ano Acabe. Série o poder do evangelho Série Paradoxos Série Risco das Palavras Série sobre a Paixão Sermão do Monte Sexo Sintonia fina do universo Slides Sproul Teísmo Tempestades Tentação Teodicéia Teologia Teologia Bíblica Teologia Histórica Teologia Pastoral Teologia Prática Teologia Pública Teologia Sistemática Theotokos Tim Keller Tomás de Aquino Trindade Vida Cristã Vídeo Logs Cristãos Vídeos Vlogs Volta de Cristo
Mostrar mais