ESBOÇO - Os passos do método exegético indutivo.
Os passos exegéticos na perspectiva indutiva e monográfica.
De acordo
com Antonia Leonora Van Deer Meer[1]
existem três passos principais para o desenvolvimento do Estudo Bíblico Indutivo
(EBI): No
EBI procura-se encontrar o que o autor quis dizer, e não impor os sentimentos
próprios ou opiniões sobre o texto. [...] Há três passos básicos num estudo
bíblico indutivo: a observação (descobrir os fatos dentro do texto); a
interpretação (o significado destes fatos) e a aplicação (agir a partir das
conclusões alcançadas), assim o estudo se torna dinâmico e as aplicações bem
práticas.
Douglas Stuart[2] em
seu Manual
de Exegese do Antigo Testamento apresenta 12 etapas para uma exegese
completa, visando um trabalho monográfico, a saber: 1-Texto, 2-Tradução, 3-Contexto
Histórico, 4-Contexto Literário, 5-Forma, 6-Estrutura, 7-Dados Gramaticais, 8-Dados lexicais,
9-Contexto Bíblico, 10-Teologia, 11-Literatura Secundária, 12- Aplicação.
Cada tópico destes apresenta por sua
vez, os seus subtópicos, mas por hora o que nos interessa e mostrar a relação
entre estes dois métodos que apesar de distintos se complementam.
Para tal apresentaremos um esboço
onde esquematicamente se fará a correspondência entre os passos do método
indutivo e do método exegético monográfico.
A’- Definição do Texto – A primeira observação que fazemos é que o
método indutivo pressupõe o texto final acabado não contemplando assim os
passos 1 e 2 do método exegético monográfico.
1-Texto
1.1 Confirme os limites da passagem
(perícope);
1.2 Compare as versões;
1.3 Reconstrua o texto, fazendo
observações;
1.4 Coloque a poesia em forma
versificada;
2-Tradução
2.1 Prepare uma tradução provisória do
texto reconstruído
2.2 Verifique a correspondência entre
o texto e a tradução
2.3 Revise a tradução à medida que
continuar o trabalho
2.4 Faça uma tradução final
B’-
Levantamento do Contexto –
O método indutivo não contempla em si[3] esta
parte, embora pressuponha o seu conhecimento para os seus passos.
3-Contexto Histórico
3.1 Pesquise o pano de fundo histórico
3.2Pesquise o ambiente social
3.3 Pesquise o cenário histórico
3.4 Pesquise os aspectos geográficos
3.5 Determine a época da passagem
9-Contexto Bíblico (próximo e remoto)
9.1 Analise o uso da passagem em
outras partes da Bíblia
9.2 Analise a relação entre a passagem
e o restante da Bíblia
9.3 Analise a importância da passagem
a compreensão geral da Bíblia[4]
4-Contexto Literário
4.1 Examine a função literária
4.2 Examine a localização
4.3 Analise os detalhes
4.4 Analise a autoria
5-Forma (Gênero Literário)
5.1 Identifique o tipo literário geral
(gênero)
5.2 Identifique o tipo literário
específico (forma)
5.3 Procure subcategorias
5.4 Sugira um contexto vivencial
5.5 Analise a integridade da forma
5.6 Esteja atento a formas parciais
fragmentadas
6-Estrutura (Diagramação)
6.1 Faça um esboço da passagem
6.2 Procure padrões de pensamento
6.3Organize estes padrões em ordem
decrescente de tamanho
6.4 Avalie a intencionalidade dos
padrões menores
6.5
Se a passagem for poética analíse-a como tal
7-Dados Gramaticais (Análise Gramatical)
7.1 Analise os dados gramaticais
relevantes
7.2 Analise a ortografia e a
morfologia
8-Dados lexicais (Palavras Chaves)
8.1 Explique todas as palavra e
conceitos que não forem óbvios
8.2 Concentre a atenção em conceitos,
palavras ou expressões-chave
8.3 Faça “estudos de vocábulos”
8.4 Identifique características semânticas
especiais (ironia, hendíades, arcaísmos propositais...)
B- Interpretação (o significado destes fatos)
B.1 As
implicações dos passos anteriores;
B.2 A
construção do sentido original do texto. Sentido original é o
significado da passagem a luz da intenção do autor original aplicada ao público
original no seu contexto vivencial.
10-Teologia do texto
10.1 Localize a passagem teologicamente
10.2 Identifique os tópicos específicos
levantados e resolvidos pela passagem
10.3 Analise a contribuição teológica
da passagem
11-Literatura Secundária
11.1 Investigue o que outras pessoas
disseram sobre a passagem
11.2 Compare e faça ajustes
11.3 Aplique as descobertas ao seu
trabalho
C- Aplicação (agir a
partir das conclusões alcançadas)
As duas metodologias propõem a aplicação
em termos similares.
12- Aplicação.
12.1 – Analise os assuntos que dizem
respeito à vida
12.2 – Esclareça a natureza da
aplicação (Informa ou orienta?)
12.3 – Esclareça as possíveis áreas de
aplicação (fé ou ação)
12.4 – Identifique os ouvintes da
aplicação
12.5- Determine as categorias de
aplicação (pessoal, coletiva, social, econômico, religiosa, financeira...)
12.6- Determine a época a ser
focalizada na aplicação
12.7 Esclareça os limites da aplicação
(o que não pode ser feito)
Considerações Finais
*Pode-se afirmar que o método indutivo
é um método eficiente quando se tem previamente definido o texto e o contexto,
sendo este o seu limite metodológico.
* Ambos os métodos distinguem o
sentido do texto (interpretação) das suas múltiplas aplicações.
* Pode-se falar, em termos simplificados em cincos passos para um método
exegético indutivo, a saber: 1- Texto; 2- Contexto; 3- Observação; 4-
Interpretação; 5- Aplicação.
[1] VAN
DEER MEER, Antonia Leonora, Estudo
Bíblico Indutivo, ABU – Editora – Este
método foi desenvolvido para estudos em Pequenos Grupos tanto evangelísticos,
como de crescimento no contexto do evangelismo universitário tendo migrado para
outros contextos como, por exemplo, as escolas dominicais, seminários
teológicos, movimentos de células ou grupos familiares.
[2] STUART, Douglas & FEE, Gordon D. Manual de Exegese da Bíblia – Antigo e Novo Testamento, Ed. Vida
Nova. 2008. - Gordon Fee apresenta em seu
manual alguns passos específicos dependendo do Gênero Literário do NT.
[3] No
manual de EBI a Antonia Leonora van Deer Meer mencione estes itens no seu
método, contudo eles não estão, por assim dizer, evidentes no texto em si, sendo também necessário consulta
a outras fontes ou perícopes da Escritura.
[4]
Este item poderia ser colocado no passo da interpretação mas para não
retirarmos o mesmo do seu contexto o mantivemos aqui.
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