ARTIGO - EXISTE UMA REVELAÇÃO GERAL?

Por Manoel Gonçalves Delgado Júnior.


[...]contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.”

Atos 14:17

Introdução. No século XX este foi o tema de um vigoroso debate dentro da corrente teológica denominada Neortodoxia. Para Emil Bruner existiriam pontos de contato entre os cristãos e os não cristãos a partir de uma revelação comum a todos os homens, já para Karl Barth não[1], pois somente o conhecimento de Deus, em Cristo, seria um conhecimento verdadeiro. Além do que, para Barth, era imperativo contrapor-se a teologia liberal dos seus dias, que na Alemanha estava totalmente comprometida em fortalecer a figura do Füher compreendendo o desenvolvimento histórico do Estado Alemão Nazista como a pretensa evolução e progresso do espírito humano.

Também do continente europeu, o teólogo protestante Francis Schaeffer escreveu contundentes críticas a teologia natural desenvolvida por Tomás de Aquino, que em sua análise, seria o grande responsável pela ruptura entre verdade e fé, ocasionando a morte da razão e o advento da teologia liberal e o processo de secularização no ocidente. Porém no campo da missiologia, poderíamos mencionar a obra de Don Richardson, o aclamado autor de O Fator Melquisedec que se fundamenta na premissa de que Deus teria deixado pontos de contato, nas diferentes culturas do mundo para que o evangelho pudesse ser pregado entre os povos.

Diante de opiniões tão diversas, surgem algumas questões: Existe de fato uma revelação geral? Qual seria o propósito desta revelação? Qual seria a sua extensão depois da queda? Seria possível a constituição de uma teologia natural?

Poderíamos definir a Revelação Geral como a revelação que Deus deu a todos os seres humanos desde a criação do mundo, para que os mesmos viessem a contemplá-lo, conhecê-lo (como santo, justo e bom), e para que a partir daí os mesmos pudessem expressar o seu amor e a sua obediência.  Ver Gênesis 1:26-31

Por esta definição, estamos querendo dizer que a revelação geral existiu como o conhecimento de Deus que foi dado a todos os homens, conhecimento este, que é anterior a queda. O seu propósito básico era o de revelar o Criador levando os homens a se relacionarem com Ele.

Com a queda este conhecimento foi drasticamente reduzido, não devido à extinção desta revelação, mas sim por consequência da perda da comunhão com o Criador decorrente da entrada do pecado no mundo, bem como pelos efeitos noéticos [1] do pecado que afetaram seriamente a capacidade de compreensão dos homens, e também pela obstinação e resistência que os seres humanos passaram a ter contra Deus e a sua revelação.

De acordo com Sproul[2], a revelação geral pode ser subdividida em imediata e mediada.

Revelação geral mediada. Salmo19:1-5// Jó 38:41 - É a revelação de Deus por meio das obras da criação.

Quando olhamos um céu estrelado, o nascer do sol, quando contemplamos a beleza natural de nossa terra, ou quando pensamos na complexidade de um corpo humano deveríamos ser impelidos por um desejo incontido de adorar a Deus, o nosso criador. Qualquer desejo em outra direção é apresentado nas escrituras como um ato de idolatria.  

Aristóteles em sua obra "Metafísica" sumariou os principais argumentos racionais ou "provas" para a existência de Deus. Posteriormente Tomás de Aquino, no período medieval retomando e atualizando a reflexão aristotélica, apresentou o que ele denominou de "vias racionais" para a existência de Deus. Em períodos mais recentes apologistas como Willian Lane Graig, Norman Geisler, R. C. Sproul tem atualizado esta abordagem evidencialista. Também deve-se mencionar filósofos, teólogos e cientistas contemporâneos que tem defendido o conceito de Design Inteligente. Philipp Jhonson, Michael Behee, e Jhon Lennox em contexto Internacional e Marcos Eberlin e Adalto Lourenço são expoentes desta perspectiva no Brasil.

Revelação geral imediata. (1)Romanos 1:21// (2)Atos 17:28// (3)Romanos 2:14-15. É a norma da lei, que Deus gravou no coração dos homens e a revelação direta que Ele dá de si mesmo.

A revelação geral imediata pode ser demonstrada através dos conceitos de:

(1) Senso divino[3] – O conhecimento de Deus é um conhecimento necessário e inato, sendo reafirmado em diversos povos na figura de um Ser Supremo.

A noção de Deus, como um ser único e supremo não é exclusividade da tradição judaico-cristã. Na antiguidade, Platão e Aristóteles (gregos), Cícero (romano), Akhenaton (egípcio) já concebiam um Deus único como fonte e origem de todas as coisas.

Ainda no período escolástico Anselmo de Canterbury, desenvolveu o argumento ontológico que afirma que Deus é "o ser acerca do qual nada de maior pode ser concebido." Sendo a sua existência ontologicamente necessária. Esta ideia depois foi reformulada e reapresentada por Karl Barth, e Alvin Platinga. 

Devemos o conceito teológico de senso divino, ou "sensus divinitatis", ao reformador João Calvino. Para Calvino, o homem natural foi criado com um conhecimento de Deus gravado em sua consciência. Nem mesmo os efeitos do pecado na mente humana em decorrência da queda e depravação total do ser humano poderiam apagar esta noção, acerca da divindade.   

No século XIX, Andrew Lang formulou o conceito de “Ser Supremo” por perceber que a grande maioria dos povos tradicionais possui na sua cosmologia a figura de um criador do universo, estabelecedor dos destinos, detentor de grande poder e geralmente considerado bom.[4] A partir dos estudos mais recentes da fenomenologia da religião, no âmbito da missiologia[5] têm-se demonstrado que o conceito de “Ser Supremo” é  bastante difundido entre os povos do mundo, contudo, estes mesmos autores, consideram que seria uma ingenuidade teológica crer que todas as formulações culturais deste Ser Supremo, correspondam ao Deus da revelação geral. Contudo deve-se afirmar que não existe povo, nação ou cultura sem a noção arquetípica do sagrado e do divino. A revelação de Deus é universal. 

(2) Senso moral – é a norma da lei gravada nos corações dos homens, para o estabelecimento da vida e para constituição de uma ética comum para o convívio humano. Esta é a base, e a gênese da discussão moderna acerca dos direitos humanos.

De acordo com o Jusnaturalismo[6] existem valores de caráter universal, que estão associados à identidade humana. Atualmente alguns autores tem falado acerca de “valores autônomos[7]” que seriam valores que não estão confinados a épocas ou lugares; que se revelam concretamente nas tradições humanas, mas as transcendem refletindo a estrutura antropológica humana. São valores tais como a verdade, a beleza, o amor, a esperança, a convivência, a solidariedade entre outros. Estes valores são imprescindíveis para a existência pessoal e comunitária do gênero humano e sua relação com as demais espécies da criação.

(3) Religiosidade Comum – Outro ponto apresentado como uma evidencia desta revelação geral, seria justamente a constatação da universalidade do fenômeno religioso.

Esta religião parte da percepção do homem de que ele encontra-se divorciado do sentido último de sua existência (Deus) e está em constante busca de reparação deste mal estar. A religião seria em seu sentido etimológico mais evidente a tentativa humana de religar-se com Deus.

Conclusão: Estes são em linhas gerais os argumentos principais e noções que definem a doutrina da revelação geral. Contudo, é importante mencionar que embora esta revelação de fato testemunhe a existência de um Criador, e possa ser uma base para instituições humanas e formulação de uma ética comum. Ela é insuficiente, e inadequada quando o assunto é a redenção. É na revelação especial, cujo o conteúdo é o evangelho de Cristo, que o conhecimento suficiente e necessário para a redenção do homem é comunicado.

[1]Efeitos do pecado na mente, após a queda as faculdades cognitivas do homem fora afetadas tendo-se degenerado.
[2] SPROUL, R.C., Verdades fundamentais da Fé Cristã, Vol. 1  
[3]Ver “Senso divinitatis” e “Semem religionis” em João Calvino. João Calvino apresentou importantes contribuições à teologia cristã sobre o tema da revelação Geral sendo até hoje uma referência quando abordamos esta doutrina. 
[4] SILVA, Cácio, Fenomenologia da Religião, Compreendendo ideias religiosas a partir de suas manifestações, Editoras Transcultural. Pág. 53
[5] Op. Cit. Pág. 53-54
[6] Corrente do direito que defende a derivação legal a partir da natureza humana. 
[7] LIBANIO, João Batista, As lógicas da cidade: o impacto sobre a fé e sob a fé, 2Edição , São Paulo, Ed. Loyola 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.