DEVOCIONAL - CDBC 06 - "QUANTAS PESSOAS HÁ NA DIVINDADE?"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta. 6. Quantas pessoas há na Divindade?

R. Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória.

Ref. (Mt 3.16-17; 28.19; 2Co 13.13; Jo 1.1; 3.18; At 5.3-4; Hb. 1.3; Jo 10.30.)

A assembleia toca agora no grande mistério da unidade e da diversidade de Deus, ela fala da doutrina da Trindade! “O que é a Trindade?” ela poderia haver perguntado. Mas se os membros desta assembleia houvessem feito tal pergunta eles não conseguiriam uma resposta melhor do que a que Agostinho deu alguns séculos antes deles, “A trindade é o mistério da presença de Deus em nosso meio”.

Uma vez que não se pode explicar o mistério, da mesma forma que não se pode esvaziar o oceano, eles decidem fazer outra pergunta: “Quantas pessoas há na Divindade?” Em outras palavras, eles querem perguntar o que podemos saber sobre este mistério, que não explicamos, mas que as Escrituras testemunham?

As Escrituras ensinam que há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro, mas também ensinam que este único Deus desde todo sempre subsiste em três Pessoas de igual poder e de igual glória: O Pai, O Filho e o Espírito Santo.

Quando eles falam iguais para descrever as pessoas estão querendo nos dizer:

1 – Que na trindade não há um primeiro e um último, no sentido de importância, posto que tanto o Pai , como o Filho, como o Espírito possuem a mesma dignidade e manifestam a mesma glória!

2 – Que na trindade não há um primeiro e um último, no sentido de criação, pois o Pai não foi criado, o Filho não foi criado, nem o Espírito foi criado. Eles coexistem como três pessoas distintas numa unidade perfeita de glória, de amor e poder.

3 – Que na trindade há igualdade de poder, pois, cada um é o todo poderoso Deus!

4 - Que na trindade há unidade perfeita nas decisões expressas no conselho eterno das três Pessoas.

As diferenças não são de dignidade, nem de poder, nem de glória, mas de pessoas e de função. A Trindade é a primeira comunidade e o verdadeiro modelo de vida em unidade e amor! Devemos aprender com nosso Deus trino o que é ser igreja, o que é ser família, o que é ser uma comunidade que expressa unidade no amor!

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.