DEVOCIONAL - 195 - RAZÃO 05 – FOI CUMPRIDA A PROMESSA PARA TODAS AS NAÇÕES, REALIZOU-SE A ESPERANÇA DE ISRAEL. (ADVENTO)

 “Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Senhor, agora podes deixar ir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel.” Lucas 2:28-32 

          A promessa de Deus para todos os povos é a redenção por meio do messias esperado. Esta magnífica promessa atravessa as escrituras, começando no proto-evangelho em Gênesis 3.15, progredindo na promessa de preservação e reconstrução com Noé, passando pela aliança abraâmica e mosaica, culminando com a promessa de um reino teocrático sob a linhagem de Davi. Segundo o teólogo bíblico Chris Wright existe uma promessa de redenção no Antigo Testamento e ela encontra o seu cumprimento, na figura de Jesus de Nazaré. Simeão entre muitos outros judeus piedosos naqueles dias, aguardava a concretização da promessa.  

       Dentre os muitos aspectos da vida deste santo servo de Deus destaca-se o fato de que Simeão era um homem genuinamente espiritual. De acordo com o evangelista Lucas, Simeão era alguém sobre quem o Espírito estava, com quem o Espírito se revelava, e a quem o Espírito movia. Todo este movimento espiritual na vida de Simão apontou em uma única direção: Jesus Cristo, aquele que é a esperança de Israel e o Salvador de todos os povos da Terra. Aprendemos com Simeão que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo. O teólogo J.I. Packer destaca este fato e nos ensina que o propósito dos dons do Espírito Santo e de sua obra é a exaltação de Jesus Cristo, para que ele seja adorado, celebrado e expressado na vida da Igreja. O Espírito como um holofote ilumina os homens para contemplarem o salvador. Que as luzes do Natal nestes dias festivos, ilustrem esta mensagem do Espírito Santo. Cumpriu-se a esperança de redenção. O messias chegou.    

Oremos ao Senhor. Deus eterno. Graças te damos pela revelação de Jesus Cristo, a quem preparaste como salvador e redentor. Louvamos-te porque a tua magnífica promessa se cumpriu, enviaste nossa salvação. 

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe com alguém! 







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.