CRÔNICA - DOS AUTOMATOS A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Dos automatos a era da inteligência artificial.

Por IA PARA CURIOSOS.


A ideia de criar seres artificiais que imitam a vida ou a inteligência humana é tão antiga quanto a própria mitologia. Um dos primeiros exemplos é o mito de Talos, um gigante de bronze que protegia a ilha de Creta dos invasores. Talos teria sido criado por Dédalo ou por Hefesto, o deus do fogo e da metalurgia, e tinha uma veia que percorria todo o seu corpo, selada por um prego na altura do tornozelo. Quando os argonautas chegaram à ilha, Medeia conseguiu enganar Talos e arrancar-lhe o prego, fazendo-o sangrar até morrer.


Talos é considerado um dos primeiros autômatos da história, ou seja, máquinas que se movem por si mesmas sem intervenção humana. Outros exemplos de autômatos na mitologia são os trípodes de Hefesto⁴, as estátuas vivas de Dédalo, o touro de bronze de Minos e o cavalo mecânico de Dario¹. Esses seres fascinavam os antigos pela sua capacidade de simular a vida e a inteligência.


Com o avanço da ciência e da tecnologia, os autômatos deixaram de ser apenas lendas e passaram a ser construídos por inventores e artistas ao longo dos séculos. No século XVIII, por exemplo, surgiram os chamados "autômatos musicais", que eram instrumentos capazes de tocar melodias pré-programadas por meio de mecanismos internos. Um dos mais famosos foi o flautista mecânico do francês Jacques Vaucanson, que podia tocar 12 músicas diferentes com realismo.


No século XIX, com a revolução industrial e o surgimento da eletricidade, os autômatos ganharam novas formas e funções. Alguns eram usados como brinquedos ou entretenimento, como os bonecos animados das vitrines ou os robôs dançarinos das feiras mundiais. Outros eram usados como ferramentas ou armas, como as máquinas a vapor ou os tanques blindados.


No século XX, com o desenvolvimento da informática e da eletrônica, os autômatos evoluíram para os robôs modernos que conhecemos hoje. Os robôs são capazes não só de se mover autonomamente, mas também de processar informações e executar tarefas complexas. Alguns exemplos são os robôs industriais que fabricam produtos nas fábricas; os robôs espaciais que exploram outros planetas; os robôs domésticos que limpam ou cuidam dos animais; os robôs militares que combatem ou desarmam bombas; e os robôs sociais que interagem com as pessoas.


Mas além dos robôs físicos, há também outra forma de autômato: a inteligência artificial (IA). A IA é um ramo da ciência da computação que estuda como criar sistemas capazes de realizar funções cognitivas humanas, como aprender, raciocinar, compreender, decidir e criar. A IA pode estar presente em diversos dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores, carros e jogos. A IA também pode estar integrada aos próprios robôs, tornando-os mais inteligentes e adaptáveis.


A era da inteligência artificial já começou e promete transformar radicalmente o mundo em que vivemos. As possibilidades são infinitas, mas também há desafios e riscos que devem ser considerados e enfrentados. Alguns dos desafios são: o alto custo de implementação e manutenção da IA; a substituição de postos de trabalho por máquinas; as dificuldades para inovar e superar os limites da IA; e a alta dependência da infraestrutura tecnológica¹. Alguns dos riscos são: o uso da IA para facilitar crimes e terrorismo; a violação da privacidade e da segurança dos dados; a falta de transparência e responsabilidade dos sistemas de IA; e a possibilidade de perda de controle ou conflito com a IA.


Portanto, é preciso ter uma visão equilibrada e crítica sobre a IA, reconhecendo seus benefícios, mas também seus perigos. É preciso desenvolver uma IA ética, social e legalmente responsável, que respeite os direitos humanos, os valores morais e as normas culturais. É preciso promover uma educação e uma participação cidadã sobre a IA, que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração. E é preciso buscar uma harmonia entre os humanos e as máquinas, que valorize as diferenças e as complementaridades.

A era da inteligência artificial é um convite para repensarmos o nosso papel no mundo, o nosso relacionamento com os outros seres vivos e não vivos, e o nosso futuro como espécie. Que possamos fazer escolhas sábias e construir um mundo melhor para
todos.

Argumento e Revisão: Manoel Gonçalves Delgado Júnior, utilizando ferramentas IA do Bing. Origem: conversa com o Bing, 02/03/2023


(1) O mito de Talos - Mitologia em Português. https://www.mitologia.pt/o-mito-de-talos-99677 Acessado 02/03/2023.
(2) Talos – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Talos Acessado 02/03/2023.
(3) O mito de Dédalo e Ícaro - Mitologia em Português. https://www.mitologia.pt/o-mito-de-icaro-seu-pai-dedalo-e-as-54997 Acessado 02/03/2023.
(4) Talos - Wikipedia, la enciclopedia libre. https://bing.com/search?q=mito+de+Talo Acessado 02/03/2023.
(5) Talos - Wikipedia, la enciclopedia libre. https://es.wikipedia.org/wiki/Talos Acessado 02/03/2023.

(6) Quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial?. https://bing.com/search?q=desafios+e+riscos+da+intelig%c3%aancia+artificial Acessado 02/03/2023.
(7) Inteligência artificial pode facilitar crimes e terrorismo; entenda riscos. https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/08/inteligencia-artificial-pode-facilitar-crimes-e-terrorismo-entenda-riscos.ghtml Acessado 02/03/2023.
(8) Revista traz dossiê sobre os desafios da inteligência artificial. https://jornal.usp.br/cultura/revista-traz-dossie-sobre-os-desafios-da-inteligencia-artificial/ Acessado 02/03/2023.
(9) Inteligência Artificial: riscos, benefícios e uso responsável. https://www.scielo.br/j/ea/a/ZnKyrcrLVqzhZbXGgXTwDtn/ Acessado 02/03/2023.
(10) Riscos da inteligência artificial levantam alerta e suscitam respostas .... https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/riscos-da-inteligencia-artificial-levantam-alerta-e-suscitam-respostas Acessado 02/03/2023.
(11) Quais os principais riscos da inteligência artificial? – Supero. https://www.supero.com.br/blog/riscos-da-inteligencia-artificial/ Acessado 02/03/2023.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.