DEVOCIONAL - CDBC 33 - "JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ."

Pergunta 33: Que é justificação?

Resposta: Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos diante de Si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida unicamente pela fé.

Referências: Ef 1.7; 2Co 5.21; Rm 4.6; 5.18; Gl 2.16

Versículo-chave: "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." (Ef 1.7)

Comentário:

Esta é, sem dúvida, a principal doutrina da Reforma! Com ela, como os reformadores disseram, o cristianismo permanece de pé ou cai. Esta doutrina ensina que Deus e o homem são reconciliados em Cristo e que Sua obra expiatória é a única base da nossa salvação.

Aspectos importantes da justificação:Ato livre da graça: O homem estava morto em seus delitos e pecados, condenado no tribunal divino. Seus pecados rompiam a comunhão com o Criador e o colocavam como inimigo natural de Deus. Não havia absolutamente nada no homem que pudesse "obrigar" Deus a justificá-lo. A justificação é um ato gratuito da parte de Deus, que manifesta Sua graça! A única razão para o homem receber este benefício é o caráter misericordioso de Deus.

Por causa da justiça de Cristo: Somos perdoados dos nossos pecados e declarados justos no tribunal de Deus por uma única razão: a justiça de Cristo. Em virtude da justiça de Cristo, que é imputada a nós, somos declarados justos. É por que Cristo, o Justo, derramou Seu precioso sangue em nosso lugar que somos perdoados de todos os nossos pecados. Ele é a base da nossa justificação.

Recebida pela fé: A fé é a confiança depositada na obra de Cristo como nosso Representante e Salvador. É por meio dela que os eleitos se apropriam da obra de Cristo. A fé é operada em nós pelo Santo Espírito de Deus. A fé também é graça derramada, um dom oriundo dos céus da parte de Deus.

A justificação é um ato soberano de Deus, pela qual Ele nos declara justos em Cristo, unicamente pela fé. Esta doutrina é fundamental para a nossa compreensão da salvação e nos garante a paz com Deus e a esperança da vida eterna.

Soli Deo Gloria.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.