Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 60 - "DIA DO SENHOR"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER

Pergunta 60: De que modo se deve santificar o Domingo?

Resposta: Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia. (Ref. Lv 23.3; Is 58.13-14; Mt 12.11-12; Mc 2.27-28.)

“No dia do Senhor fui dominado pelo Espírito de Deus e ouvi atrás de mim uma voz forte como o som de uma trombeta” (Apocalipse 1:10).

“Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou. Assim não haverá necessidade de recolher ofertas quando eu chegar.” (1 Coríntios 16:1-2).

Comentário:

Em Apocalipse, vemos que João designava um dia como sendo o "Dia do Senhor" (o termo grego é Kyriakē Hemera). Este dia, como temos visto, é o domingo, o primeiro dia da semana. No Antigo Testamento, este dia era o sétimo dia, o Sábado (Shabbath) do Senhor. E este memorial datava desde o princípio da criação (Gênesis 2:2-3).

No livro de Gênesis, Deus estabelece um dia em sete para que o ser humano o guarde e cesse de fazer suas atividades remuneradas, consagrando este dia à oração, adoração pública e privada. O único trabalho a ser realizado deveria ser o de pura necessidade e misericórdia. A razão para isto também foi definida, pois o Senhor nosso Deus em seis dias fez os céus e a terra e tudo o que neles há, e no sétimo dia descansou da obra que fizera e o consagrou como Santo. Este mandamento foi confirmado no Decálogo (Êxodo 20:8-11), e por se tratar de uma lei moral e não de uma lei cerimonial, o seu vigor se estende a nós, cristãos.

Contudo, existe uma diferença quanto ao dia de guarda desse mandamento, pois em virtude da ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana, este passou a ser o Sábado cristão (o Dia do Senhor). Era neste dia que os cristãos faziam seu culto público e recolhiam as suas ofertas. A História da Igreja também demonstra esta mudança do sétimo para o primeiro dia da semana, e os pais apostólicos, que foram discípulos dos apóstolos, fazem referência ao domingo como o Dia do Senhor.

Mas, todos os dias não devem ser consagrados ao Senhor? Sim, não há dúvida. Todos os dias não devem ser de adoração ao nosso Deus e de culto? É verdade. Contudo, em razão dos nossos afazeres diários e tendo em vista as nossas necessidades, o Senhor estabeleceu um dia no qual nós devotaremos a Ele a nossa atenção integral.

É importante saber que, como bem ensinou Jesus, o Sábado (Shabbath) foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado (Marcos 2:27). Os reformadores de Westminster valorizaram muito este mandamento, entendendo que o mesmo não pode ser omitido da vida cristã. Consagre ao Senhor este dia e o adore de todo o seu coração. Soli Deo Gloria (Somente a Deus seja a glória).

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.