João 13:1-17 Uma Lição de Humildade.

João 13:1-17 Uma Lição de Humildade.
Por Manoel Delgado

Introdução
Jesus sabia:
1- Que havia chegado a hora de retornar para o Pai;
2- Que a sua autoridade era sobre todas as coisas e não obstante isto, Ele iria padecer;
3- Que o diabo estava induzindo Judas a traí-lo, e que Pedro iria negá-lo;
4- Que o propósito de Deus deveria se cumprir com a sua morte em favor Dáqueles que Ele amou;
5- Que ele haveria de nos amar; e amar até o fim.

A cena.
“Jesus levanta-se da mesa, tira a sua capa, coloca uma toalha em volta da cintura, derrama a água em uma bacia, inclina-se e começa a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava na cintura.
Pedro vê a cena e se recusa a receber a lavagem dos pés. Como se pensa-se:
- Mas como Senhor, eu é que deveria lavar os teus pés! Isto é coisa de escravo Senhor. Tu és o nosso mestre. Eu nunca permitirei esta humilhação.
Jesus olha para Pedro e lhe diz: - Você não compreende o que eu estou fazendo mas a frente compreenderás.
Pedro diz: - Não! Nunca lavará os meus pés.
Jesus: - Se eu não lavar, não tens parte comigo.
Pedro por sua vez diz: - Então Senhor não me laves os pés mas também as mãos e a cabeça.”

Esta cena que acabamos de descrever narra a cerimônia do “lava-pés”. Nela, o Senhor Jesus, nos dá importantes ensinamentos acerca da vida, caráter e missão dos discípulos à luz do seu exemplo.

Warren Wirsbe em seu comentário do NT. Na passagem em questão vê pelo menos 3 grandes ensinamentos neste capítulo:

1- Nos Versos 1-5 ele vê o Senhor Jesus nos dando uma lição de humildade;
2- Nos Versos 6-17 ele vê uma lição sobre a santidade;
3- E no capitulo 18-38 ele vê uma importante lição sobre hipocrisia.

Eu, particularmente concordo com estas grandes divisões, mas gostaria de explorar algumas lições práticas sobre o que o Senhor Jesus quis nos ensinar com o lava-pés:

1- Em primeiro lugar eu vejo que o lava-pés quer nos demonstrar o amor sacrificial de Deus.

Este amor de Deus revelado em Jesus Cristo:
·         É um amor de acomodação;( Deus assume a condição humana)
·         É um amor de aproximação; (Deus se encarnou, e viveu entre nós)
·         É amor de humilhação; (Deus em Cristo se humilhou assumindo a condição humana)
·         É um amor até o fim e o fim é a morte, e a morte na cruz.

2- O lava-pés nos mostra que a obra de Cristo é completa, mas a confissão é uma disciplina diária.  

Ele espiritualmente purifica os nossos pecados, mas também lava os nossos pés quando pisamos na poeira desta vida!

3- O lava-pés nos ensina um novo padrão de amor: Amem uns aos outros como eu vos amei!

Paulo ao falar deste amor o compara ao matrimônio, nisto saberão que vocês são meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.
É este o ensino que está registrado em Filipenses 2:1-11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.