A oração dos crentes


Por Manoel Delgado
Jonas 2:1-10

2:1Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,
2:2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
2:3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
2:4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
2:5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
2:6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
2:7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
2:8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
2:9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
2:10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Introdução

Jonas é um dos personagens das Escrituras Sagradas que mais chamam a minha atenção. A Bíblia o apresenta como um profeta, filho de Amitai. 

Ele a semelhança de todos os outros profetas foi comissionado pelo Senhor;
Ele a semelhança de todos os profetas recebeu uma mensagem da parte do Senhor;
Ele a semelhança de todos os profetas foi enviado a pronunciar esta mensagem a um destinatário específico.

No episódio narrado neste livro ele recebeu a incumbência de ir a grande e poderosa Nínive (Capital da Assíria), anunciar a sua iminente destruição. Devido aos seus pecados que haviam ofendido o caráter Santo do Deus de Israel que também é o Senhor de todos os povos. 

A grande diferença da sua história é que ele decidiu desobedecer ao Senhor, fugir deliberada e conscientemente do seu chamado. 

Ele foi chamado para ir a Nínive, mas se dispôs a ir para Tarsis. 
Sua obstinação é impressionante! Ele embarca num návio rumo a península ibérica se dispondo a ir para Tarsis. 

Jonas agora é um problema, sabe por que?

Por que todos aqueles que desobedecem ao chamado do Senhor são infelizes;
Quando estamos fora do propósito de Deus não prestamos para mais nada;
Todos aqueles que estão na rota errada do projeto de Deus para as suas vidas se revelam um problema.
Tempestades costumam se formar na vida dos desobedientes trazendo problemas a todos que estão ao seu redor. 

As pessoas no barco perceberam que algo estava errado, tiraram as sortes e esta caiu sobre o profeta desobediente que dormia profundamente no fundo do Barco. A solução ele mesmo formulou. 
-Lançai-me fora do barco e a tempestade vai acalmar. 
Com medo e temendo o Deus de Jonas, eles o jogam no mar e a calmaria demonstra quem era o alvo da tempestade.

Era o fim? A morte? O afogamento?

Não!

Ele orou e Deus ouviu a sua oração, preservando-lhe a vida. Por meio de um grande peixe, oriundo das regiões abissais do mar. Salvo no coração dos mares por estar dentro do ventre do Grande Peixe.

Com esta oração que o profeta Jonas proferiu no coração dos mares, aprendemos que não existe limites para o amor e a compaixão de Deus. 

Aprendemos também que Ele (Deus) sempre está disposto a ouvir a orção dos crentes:

A luz desta passagem aprendemos que a oração dos crentes:

1 - É ouvida! v.2
2 - É respondida mesmo na hora da angústia. v.2
3 - É restauradora/ traz vida/ cura as emoções v.5-7

O Senhor pode mudar repentinamente a nossa sorte.
"Restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Negueb." Salmo 126:4

4 - Sobe ao santo templo do Senhor no céu: como adoração! v.7

Apocalipse 5:6-8 nos diz que o Cordeiro (Deus Filho) tomou o livro da mão direita d´Aquele que se assenta no trono (Deus Pai) e que Ele possui 7 chifres e 7 olhos, a onipotência e onisciência (Deus Espírito Santo) e que os 4 seres viventes (Querubins) e os 24 anciãos (Presbíteros)que tinham arpas e taças de ouro com incenso que são as orações dos santos. 

Apocalipse 8:1-6 também nos diz que as oração chegam ao Santo lugar e que o Senhor se move em reação a elas. 

5 - Nos move a uma vida de obediência; v.9 [...] o que votei pagarei [...]

6 - Nos leva à gratidão; v.9 "Mas com a voz do agradecimento eu te oferecerei sacrifícios" [...] "Ao Senhor pertence a Salvação".

7 - Nos devolve para arena da vida com uma nova disposição; v.10 Falou pois o Senhor  e este vomitou Jonas na terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.