Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

OPINIÃO – SOBRE O PADRE PAULO RICARDO: “OU FALEM OU SE CALEM”

OPINIÃO – SOBRE O PADRE PAULO RICARDO: “OU FALEM OU SE CALEM”

Acerca da minha postagem anterior sobre o padre Paulo Ricardo, é necessário fazer uma distinção honesta e pública. Da mesma forma como reprovei a abordagem do referido padre em relação aos evangélicos — por considerá-la inadequada e desnecessária — agora me vejo na obrigação de expressar meu assentimento às colocações pertinentes feitas por Reinaldo Azevedo sobre a perseguição injusta que o mesmo ministro está sofrendo.

É preciso reconhecer que, independentemente de divergências pontuais, o padre Paulo Ricardo tem se posicionado com coragem e clareza sobre temas fundamentais à dignidade humana, como a defesa da vida e da família. E por isso, tem sido alvo de ataques que ultrapassam o campo do debate e adentram o terreno da difamação.

Reinaldo Azevedo, com sua habitual precisão, apontou com lucidez o absurdo dessa perseguição. Quando um líder religioso é punido ou silenciado por expressar valores que estão no cerne da fé cristã e da ética universal, não estamos diante de uma crítica legítima — mas de uma tentativa de censura ideológica.

Portanto, reafirmo: é possível discordar de aspectos da atuação do padre Paulo Ricardo sem ignorar a injustiça que ele enfrenta. E é justamente essa coerência que deve marcar o posicionamento público de quem deseja contribuir para um ambiente de diálogo, respeito e liberdade.

Se há algo a dizer, que se diga com responsabilidade. Se não há, que se cale com dignidade.


Ainda o padre Paulo Ricardo e as hostes da difamação. Ou: “Ou falem ou se calem”



"Escrevi na sexta-feira um post sobre a perseguição covarde ao padre Paulo Ricardo. O texto está aqui. Deixei claro, inclusive, que não concordo com todas as suas opiniões, análises e abordagens. E daí? Sei reconhecer uma perseguição quando diante de uma — e é o caso. Alguns leitores me advertem: “Cuidado! O padre é polêmico!”. É? E daí? Já fui chamado de “polêmico” também simplesmente porque não conseguem um bom contra-argumento. Esse adjetivo é uma gaveta: cabe tudo nele.
Falo sobre o que vejo e leio. A carta em que pedem a cabeça do padre é uma das coisas mais pusilânimes em que já pus os olhos, inclusive por causa da covardia cínica: pedem que seu sacerdócio seja suspenso e que ele seja afastado do ensino, mas o fazem com uma linguagem muito pia, sugerindo que é para seu bem. Se Paulo Ricardo cometeu algum erro, não apareceu naquela carta."


Por Manoel Delgado Jr.

Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.