DEVOCIONAL - CDBC 16 - "A IMPUTAÇÃO DO PECADO"

 CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 16. Caiu todo o gênero humano pela primeira transgressão de Adão?

R. Visto que o pacto foi feito com Adão não só para ele, mas também para sua posteridade, todo gênero humano que dele procede por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na sua primeira transgressão. Ref. Gn 1.28; At 17.26; 1Co 15.21-22; Rm 5.12-14.

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem , e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, por que todos pecaram.” NVI

As Escrituras nos ensinam que o pecado de Adão trouxe a morte a todos os seus descendentes. Esta condição de culpa e corrupção, chamamos de “queda”.

A doutrina da queda nos ensina que através de Adão, o nosso legítimo representante, a ira de Deus se revela contra todos os homens porque a culpa dele, Adão, foi imputada (literalmente lançada sobre) todos do gênero humano.

Poderíamos ilustrar a questão com o seguinte exemplo: O Brasil é um país que contraiu sua dívida pública na transição entre a Colônia e o Império, no ato de sua independência. Desde então, esta dívida apenas cresceu, e se dividíssemos a nossa dívida pela população do país seria correto dizermos que cada brasileiro já nasce com uma dívida para pagar.

Com relação a Adão e o gênero humano acontece algo semelhante. A culpa de Adão, que era o legítimo representante do gênero humano, recaiu sobre ele e sobre cada um dos seus descendentes. De maneira universal já nascemos sob a ira de Deus com a culpa do pecado original! Foi isto que o salmista quis dizer quando disse “Em pecado me concebeu minha mãe”! Nós já nascemos com a culpa do pecado, e por isto, “a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens”. Mas isto não é tudo sobre a nossa condição, além de termos herdado a culpa de Adão também herdamos a sua corrupção. Por isto, as Escrituras nos dizem que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” ou ainda “e viu Deus que era continuamente mal todo o desígnio do coração humano.”

Nós somos culpados em Adão, mas também é verdade que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Esta compreensão é fundamental para que compreendamos que da mesma forma que em Adão veio o pecado e a morte sobre os homens, em Cristo somente, e pela graça de Deus, temos o perdão dos pecados e a ressurreição.

Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.” NVI

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.