DEVOCIONAL - 192 – RAZÃO 02 – O SOL INVICTUS DEU LUGAR AO SOL NASCENTE DAS ALTURAS. (ADVENTO)

 “...graças à profunda misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas.” Lucas 1.78

       Muitos não têm esta informação, mas não sabemos a data exata do nascimento de Jesus. Segundo as nossas melhores estimativas Jesus teria nascido entre março e setembro, entre os meses de adar e tishrei do calendário judaico. O novo testamento não apresenta uma data, apenas registra o nascimento de Jesus, e a sua grande importância. O dia 25 de dezembro foi escolhido em período posterior, por ser a data do solstício de inverno no hemisfério norte. Esta data era a ocasião de antigas celebrações do sol invictus para os romanos. Quando o cristianismo cresceu e o império declarou-se cristão, estas festas antigas foram substituídas pela celebração do nascimento de Jesus. Para os antigos cristãos, isto fez total sentido.

      Cristo é muito superior aos astros e sua pretensa influência. Maior do que todos os equinócios e solstícios, eclipses e luas novas. Estes, longe de serem divindades ou exercerem influência, não passam de luzeiros, (instrumentos da mecânica celeste, com finalidade previamente definida), como afirmou Moisés no Gênesis, logo após o triunfo absoluto de Yahveh e dos israelitas sobre as divindades do Egito. Jesus é maior que todo o panteão do Olimpo e todas as divindades do mundo pagão. Para os cristãos, Cristo é Deus assumindo a condição humana, o ápice da revelação de Deus, o brilho mais esplendoroso do sagrado. Com advento de Jesus, o sol invictus perde, se rende, e dá lugar ao SOL NASCENTE DAS ALTURAS. Como bem profetizou o Sacerdote Zacarias, pai de João Batista, Jesus veio ao mundo como a aurora, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. 

Oremos ao Senhor. Deus, graças te rendemos por Jesus Cristo. Ele é o sol nascente das alturas. A manifestação mais perfeita de tua misericórdia. O rei prometido da casa de Davi, o messias esperado o Senhor de todos os povos. O único Deus e Senhor a quem servimos e adoramos. O autor da nossa salvação. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.