REFLEXÃO - DEUS PRECISA DE PROVAS?

Deus precisa de provas? Sobre a razoabilidade de Deus.


Qual é o seu melhor argumento para provar que Deus existe?
Deus existe independente de nossas opiniões ou argumentos, contudo existem várias formas, ou caminhos pelos quais podemos demonstrar que a crença em Deus é razoável.
Os argumentos baseados na lógica da antiguidade clássica com Aristóteles, e retomados no período medieval por Tomás de Aquino, conhecidos como as vias racionais da existência de Deus, se fundamentam na ideia de Deus como motor imóvel, e origem do sentido "telos" e da "beleza", e da "vida".
Além destes, temos o argumento ontológico, popularizado por Anselmo de Canterbury, em sua obra Proslogion que diz que Deus é ser cuja a existência, uma vez concebida, não pode ser negada, sendo, portanto, necessária. Este é um argumento que até hoje está no debate filosófico e acadêmico moderno, com representantes como Alvin Plantinga, e Willian Lane Craig, como alguns de seus defensores.
Outros argumentos, como o da sintonia fina do universo, e o próprio senso moral e a religiosidade como fenômenos humanos universais, e o designer inteligente são vias lógicas e racionais para fundamentar a razoabilidade da crença em Deus. Para mim, estes argumentos não são para os céticos, mas sim para aqueles que já tem Deus como seu axioma fundamental.


Aprofunde sua compreensão teológica explorando mais reflexões no blog "Horizontes Verticais". Descubra análises profundas sobre teologia, filosofia e espiritualidade. Visite o blog e amplie sua perspectiva sobre a fé. Anti-Apologética

Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Mostrar mais