REFLEXÃO - NÃO DEVEMOS TERCEIRIZAR A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS.



Por Manoel G. Delgado Jr.

Devido a grande repercussão da última postagem, sobre a necessidade influenciadores digitais cristãos e considerando as pertinentes observações e participações que a postagem resultou. Dedico agora, estas breves linhas para falar sobre o dever intransferível e permanente que os pais têm de educar os seus filhos nos caminhos do Senhor.

Nossos filhos são herança do Senhor (Sl. 127:3-5). Nos foram confiados pelo autor da vida. Nele, Deus, toda paternidade encontra o seu nome, significado e relevância. Os filhos, de acordo com o salmista, são flechas nas mãos do guerreiro.(Sl.127.4). Esta metáfora evoca sentidos extraordinários para a paternidade.

Como flechas os filhos permanecem um tempo na aljava (local de onde se colocam as flechas), mas o seu fim não é a permanência no lugar de repouso. As flechas existem para singrarem os céus, rompendo a resistência do ar. Da mesma forma os nossos filhos existem para enfrentar os desafios desta existência, eles nos foram confiados por um tempo, mas logo precisarão ser impulsionados e direcionados para o supremo alvo, a glória de Deus. As flechas devem alcançar os alvos previamente estabelecidos. Os filhos existem para os propósitos eternos do Criador.

Como mães e pais, temos este nobre dever de ensinar os nossos filhos no caminho em que devem andar (Pv.22.6). Ensinar no caminho é diferente de apontar o caminho. Pais são guias espirituais para os filhos e não vendedores de mapas apontando uma mera direção. Pais são discipuladores, mentores e evangelistas dos seus filhos.

Aos pais cabe a instrução, a disciplina, a correção e a exortação (II Tm. 3.15-17, Tt.2:11-14). Pais não devem apenas sustentar materialmente os seus filhos. Isto é importante mas não é tudo. É possível ter o bolso cheio e a alma vazia. Pais não devem apenas investir na instrução e conhecimento dos filhos. Isto também é importante, mas insuficiente, pois conhecimento não é sinônimo de sabedoria, cultura não é garantia de civilidade. Pais precisam ser modelos nos valores, caráter e piedade. Exemplos de espiritualidade. Pais devem apontar para o céu.

Filhos não são automatos, não são robôs. Eles foram dotados de personalidade singular e de uma natureza, que devido as inclinações do pecado (Rm. 3:23; 6:23, Sl.51.5), carecem da graça e misericórdia de Deus, bem como de redobrados esforços de nossa parte.

É certo que eles, farão suas escolhas, nem sempre sábias, cabe a nós auxiliá-los nesta jornada, lembrando que o dever primário de apresentar o evangelho aos filhos é nosso. Devemos fazer isto em constante oração para que o Espírito Santo, os convença do pecado da justiça e do juízo (Jo. 16.8).
Se as correntes da cultura e da sociedade são de consumismo, individualismo, hedonismo. Nós como pais precisamos ensiná-los a nadar contra correnteza. Pelo exemplo, pela disciplina, pelos valores da palavra (Rm.12.1-2).

As vezes os pais, são avós, outras vezes apenas mãe, pai, ou representante legal. Os pais podem ser de geração, ou de consideração, até mesmo de coração. Qualquer que seja o caso, se esta é a missão que o Senhor te confiou, em suma, se a sua aljava estiver cheia: Seja agradecido, busque a Deus, e faça o melhor que estiver ao seu alcance.

A prática do culto doméstico, leitura do catecismo e de clássicos devocionais cristãos, a disciplina devocional e a leitura diária das escrituras, o investimento em programações e trabalhos da igreja, a constante oração em favor dos filhos, as conversas ao redor da mesa, a redução do uso de dispositivos tecnológicos. São apenas algumas sugestões do que pode, e deve ser feito.

É certo que a escola, e a igreja local, os amigos, bem como as mídias são importantes aliados, nesta tarefa da educação e formação dos nossos filhos, porém esta tarefa é intransferível, urgente e inadiável. Sejamos pais!

Escrevo este texto, como quem está nesta mesma estrada, aprendendo com a minha esposa e filha, a caminhar enquanto se caminha. Não temos fórmulas prontas, somos marinheiros de primeira viagem, mas temos os princípios eternos da Palavra de Deus, como nossa bússola nesta jornada. Deus abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.