REFLEXÃO - NOTAS ALEATÓRIAS SOBRE A LEI DE DEUS, E A TRADIÇÃO DOS HOMENS A PARTIR DA LEITURA DE MARCOS 7:1-23.


Por Manoel G. Delgado Jr.
1) Os princípios e propósitos da lei de Deus são permanentes.
2) A forma e a aplicação da lei são particulares, e dependem do contexto histórico-redentivo da aliança.
3) As leis civis do VT, eram temporárias e particulares à Teocracia de Israel no contexto da aliança mosaica, mas os seus princípios são permanentemente válidos para a sociedade.
4) As leis cerimoniais do VT eram temporárias em sua administração, mas os princípios que as fundamentaram são de caráter permanente. O alvo destas leis foi plenamente alcançado através do ministério de Cristo. Não havendo mais necessidade de sua observância, no contexto da Nova Aliança.
5) Somente Deus, pode determinar a aplicação e a duração das suas leis temporárias (Sproul).
6) A lei moral é permanente. E a suma da lei moral é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quem erra nestes dois princípios falhou na interpretação e aplicação de toda a lei!
7) As leis divinas não podem ser aplicadas com um sentido e espírito contrários aos do supremo legislador, tal como nos foi revelado no evangelho de Cristo.
8) Em Cristo, pela graça mediante a fé estamos livres da lei, justificados (Lutero), mas, através de Cristo, por seu Espírito, somos chamados a viver uma nova vida de acordo com os princípios da lei (Calvino).
9) A verdadeira pureza procede de um coração regenerado pelo Espírito de Deus (aspecto interior), e não de uma mera conformidade exterior a uma tradição religiosa.
10) A tradição dos homens não pode invalidar ou deturpar a lei de Deus e nem deve ser acrescentada a mesma. Em Cristo, temos jugo suave, fardo leve, perdão total e alívio para as nossas almas.
11) Deus irá julgar nossas intenções más, dureza e falta de misericórdia, em conformidade com o seu evangelho santo e bendito.
Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.