DEVOCIONAL 182 - ESPERANÇA ATIVA.


 "Noé esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca. À tarde, ela voltou a ele, trazendo no bico uma folha nova de oliveira. Assim Noé entendeu que as águas baixaram sobre a terra." Gênesis 8:10-11 NAA

            O livro de Gênesis apresenta o relato de um dilúvio; uma inundação de proporções globais. Segundo as escrituras, todo o mundo antigo pereceu neste megaevento de destruição, que se deu por ocasião do juízo divino. Assim, através do dilúvio toda humanidade sucumbiu restando apenas Noé e sua família, extraordinariamente preservados. Não é minha intenção nestas curtas linhas fazer uma defesa (apologética) da veracidade da narrativa bíblica, bastaria, porém, constatar que muitos relatos considerados lendários com o tempo e à luz de novas evidências, comprovaram-se absolutamente fidedignos, vejo isto especialmente naqueles eventos que são narrados nas páginas da Bíblia.  

            Desta história gostaria de destacar a atitude de Noé, que após os 150 dias em que as águas prevaleceram sobre à terra, teve a postura de procurar sinais de que aquele período de destruição havia acabado. Noé percebeu atentamente vários sinais, e ele mesmo ativamente procurou certificar-se de que a realidade estava mudando. Ele soltou um corvo que sobrevoou à terra e acabou retornando por não haver porção seca, um tempo depois uma pomba que num primeiro momento também não encontrou o seu lugar. Sete dias depois, ele a soltou novamente, e desta vez, ao final do dia ela retornou trazendo em seu bico um ramo de oliveira, ao final Noé a soltou e ela partiu para não mais retornar. Neste pequeno episódio encontramos o valor de uma esperança ativa, que consiste no exercício da fé em Deus, e confiança em suas promessas, ao mesmo tempo, em que desenvolvemos uma nova postura de persistência, confiança e fé celebrando os pequenos sinais, que podem fortalecer a nossa consciência. Com Noé aprendemos que a esperança é um ramo novo de oliveira que floresce após a devastação do mundo.

Oremos ao Senhor. Senhor, graças te damos pela misericórdia a nós, concedida. Que a semelhança de Noé tenhamos uma esperança ativa. Que consiste nesta postura de perseverar, prosseguir e vencer. O obrigado Deus, porque a vitória que vence o mundo é a nossa fé. Esta dádiva da graça que o Senhor concedeu a todos que em Ti, esperam. Fortaleça a nossa consciência e nos permita perceber os sinais de tua bondade e misericórdia. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.