DEVOCIONAL 184 – OS PARADOXOS DA VOCAÇÃO.(10) VISÃO.

 “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Coríntios 5.7

De que forma deve caminhar um servo de Deus? Movido pela sua fé. Esta fé é capaz de contemplar o que os olhos simplesmente não podem ver. Neste paradoxo paulino, vemos que a fé verdadeira estabiliza todo aquele que confia em Deus, ainda que as circunstâncias apavorem e apontem em outra direção. De acordo com o Dr. Sproul existem três elementos da verdadeira fé: conhecimento (notitia), assentimento (assensus) que é um compromisso pessoal, e confiança (fiducia). Paulo na epístola aos romanos cita o profeta Habacuque que afirmou que justo viverá pela fé. (Romanos 1:17/Habacuque 2:4). No verso em destaque o apóstolo contrasta esta fé com uma visão meramente exterior, superficial e momentânea.  

Este contemplar pela fé, não se trata de um fideísmo* de Paulo. Sua fé  não é cega, antes, está fundamentada em sólidas evidências da revelação, da razão e da sua própria experiência de fé no Cristo ressurreto, porém o Apóstolo humildemente reconhece o caráter provisório de todo o conhecimento humano sobre Deus. “Porque vemos agora como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido.” (1 Coríntios 13:12 NAA) Ela não se fundamenta no frágil alicerce das circunstâncias volúveis e transitórias, mas contempla as realidades eternas, reveladas em Cristo: “na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.” (2 Coríntios 4:18 NAA). O termo traduzido por viver, pode também ser traduzido por caminhar, trata-se portanto da expressão de um modo de vida, de uma maneira de ser, de um caminho.  “Porque vivemos (caminhamos) por fé, e não pelo que vemos.”

Oremos ao Senhor. Deus eterno, nós te adoramos, pois em Ti se escondem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Tesouros estes, que Tu mesmo, nos revelas-Tes através de Jesus Cristo. Ajuda-nos, agora a vivermos pela fé, e ainda que o nosso conhecimento a teu respeito seja limitado, graças te rendemos, porque pela fé já temos o suficiente para caminharmos por esta vida, e vislumbrarmos aquela que há de vir. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.

*Fideísmo é um termo técnico que na teologia e filosofia descrevem uma fé cega. O cristianismo não defende tal perspectiva.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.