DEVOCIONAL - CDBC 17 - "PECADO E MISÉRIA"

  CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 17. Qual foi o estado a que a queda reduziu o gênero humano?

R. A queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria.

Ref. Rm 5.12: “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (NVI)

Comentário: A doutrina da Queda ensina que, pelo pecado do ancestral comum, Adão, a humanidade se tornou merecedora da ira divina. Esta doutrina tem implicações significativas tanto para a existência presente quanto para a eterna.

Existem termos-chave neste catecismo que precisam ser esclarecidos para compreender o que a Assembleia de Westminster quis ensinar com esta pergunta:

  • “Estado”: Com este termo, a Assembleia quis indicar que, embora a humanidade tenha sido originalmente criada boa por Deus, ela caiu de sua condição de santidade para um estado de pecado e miséria devido ao pecado. “Nos seus caminhos, há destruição e miséria” (Rm 3:16).

  • “Pecado”: Este termo é definido pela Assembleia como a transgressão da lei divina. O pecado no ser humano representa não apenas um ato, mas também um estado, uma condição intrínseca após a queda. A humanidade não herdou apenas a culpa do pecado de Adão, mas também sua corrupção, afetando integralmente tanto o corpo quanto a alma. Este estado é conhecido como depravação total, ressaltando a necessidade da graça divina para a salvação. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6:5).

  • “Miséria”: Este termo enfatiza as penalidades resultantes da queda, como a morte, a corrupção do corpo, as doenças, as anomalias e todas as transformações na natureza, que são consequências diretas do pecado. Após a queda, a situação do homem tornou-se miserável, pois ele passou a arcar com as consequências de seus atos, afetando não apenas a vida presente, mas também a eternidade.


CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.