DEVOCIONAL - CDBC 18 - "CULPA E TRANSGRESSÃO"

 CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 18. Em que consiste o estado de pecado em que o homem caiu?

Resposta: O estado de pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão original e na corrupção de toda a sua natureza, o que ordinariamente se chama Pecado Original, juntamente com todas as transgressões atuais que procedem dele.

Ref. Rm 5.18-19; Ef 2.1-3; Rm 8.7-8; Sl 51.5: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.” Rm 5.19

Comentário: Nas últimas postagens, exploramos a doutrina do pecado. Observamos que o pecado original de Adão não afetou apenas a ele, mas a todos que ele representou na aliança das obras. Como consequência, os seres humanos hoje estão espiritualmente mortos em seus delitos e pecados, e todos estão privados da glória de Deus. A Assembleia de Westminster, ao recapitular estas verdades, traz à tona alguns termos importantes:

  • Culpa: A Assembleia destaca com "culpa" nossa condição diante da Aliança com Deus. Quebramos a aliança das obras e merecemos condenação; o odor das nossas iniquidades ascendeu aos céus. Estamos todos sob a sentença da morte eterna; a menos que estejamos unidos a Cristo, nosso substituto, estamos perdidos.

  • Retidão e Corrupção: Perdemos nossa retidão original e nos tornamos corruptos em palavras, pensamentos e ações. Somente uma intervenção da graça divina pode alterar nosso curso, aproximando-nos novamente de Deus. A retidão é uma exigência legítima do Pai, mas nenhum de nós pode satisfazê-la por si só. Foi necessário que Cristo, o nosso representante e o segundo Adão, cumprisse a Lei em nosso lugar, pois, sem isso, nossa dívida jamais seria saldada.

  • Transgressões Atuais: O pecado original de Adão abriu as portas da morte para toda a humanidade, originando todos os pecados atuais. Desde então, o pecado contra Deus é praticado constantemente, com suas consequências sendo sentidas diariamente. Um dia, Deus finalizará isso em Seu julgamento final, e aqueles sem Cristo receberão a justa punição por seus delitos e pecados, cumprindo a pena devida por essa culpa. A doutrina do pecado ressalta nossa necessidade vital de Cristo. Soli Deo Gloria (SDG).

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.