DEVOCIONAL - CDBC 20 - "PACTO E REDENÇÃO"

 CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 20. Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta: Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor.

Ref. Ef 1.4; Tt 1.2; 3.4-7; Jo 17.6: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

Comentário: Cristo representa a graciosa resposta de Deus à vergonhosa realidade do pecado. Considerando a condição pecaminosa da humanidade em Adão, Deus, desde toda a eternidade, predestinou um grupo de pessoas para receber sua bondade eterna através do Redentor — Aquele que é a encarnação do Verbo eterno e habitou entre nós.

Isso significa que, enquanto a humanidade merecia apenas condenação, Deus escolheu, em Sua vontade soberana, manifestar a graça do perdão, da restauração, da misericórdia e do amor, por meio de um Redentor e de um novo pacto, baseado não nas obras, mas em Sua livre e pura graça.

Esta intervenção divina é a única razão pela qual existem pessoas que herdarão o reino dos céus. A Assembleia de Westminster agora adentra na importante doutrina da redenção e do Redentor, e é nesta questão que ela se deterá nas próximas perguntas. Veremos com eles por que a nossa salvação é tão e exclusivamente fruto dos méritos de Cristo e, ao término disto, poderemos proclamar com eles e os demais reformadores: Solus Christus! Soli Deo Gloria (SDG).

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.